top of page

Cine PE 2023: Celebrando a diversidade do cinema brasileiro

De 04 a 09 de setembro, o festival ocorre no Teatro do Parque, valorizando a diversidade do cinema do país.

IMG_8620.CR3

Leandro Lopes

02 de setembro de 2023- 17:00

A cultura cinematográfica de Pernambuco está próxima de ser agraciada com a 27ª edição do Cine PE, que é um festival do audiovisual, com datas confirmadas para os dias 04 a 09 de setembro. O evento retorna em mais um ano de atividade no Teatro do Parque, localizado no centro do Recife, exibindo durante uma semana arte, cultura e muito cinema para toda a população que deseja participar da Mostra.

                                                                    (Imagens: Divulgação/ Cine PE)

O evento separou em seis temáticas os curtas e longa-metragem, sendo elas: Mostra Curta-Metragem Pernambucano; Mostra Curta-Metragem Nacional; Mostra Longa-Metragem Nacional; Mostra Paralela de Filmes Curtas-Metragens Nacionais – Sessão Matinê; Mostra Infantil de Cinema; Mostra Hors Concours. Foram 750 inscrições e 34 foram selecionadas por curadores que entenderam essa melhor formatação para o projeto.

Com exibições diárias, a produção do evento espera que o público compareça de forma ímpar. Em uma entrevista para a Manguetown, a idealizadora do projeto, Sandra Bertini, comentou: "Eu tenho dito há cerca de dois meses que o Cine PE está chegando com tudo este ano, na minha análise de tudo, e acredito que teremos um Cine PE muito fortalecido com a presença do público".

Além disso, Sandra detalha que a abertura da bilheteria do Teatro do Parque sempre será aberta às 18 horas para a entrega das pulseiras que darão direito à entrada durante a noite de apresentações. No ano de 2023, quem será homenageado no evento será Caio Blat e a empresa de produções cinematográficas L. C. Barreto, de Lucy e Luiz Carlos Barreto, e eles receberão o troféu Calunga de Ouro.

 

                                                   (Imagens: Reprodução/ Redes Sociais)

“Jovialidade junto com loucura”, formaram o Cine PE 

Em 2023, o Cine chega com mais uma edição, porém nunca foi fácil construir um cinema tão diverso como a mostra. Sandra Bertini conta que abdicou de bastante coisa junto com seu esposo e em 1997 aconteceu a primeira edição do festival no Cinema São Luiz, lotando o espaço e abrindo com “Baile Perfumado” de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. “As coisas aconteceram e deram certo, não houve falha de projeção, as equipes subiram ao palco, tudo dentro de um festival que já conheciam todo o esquema”.

Depois de uma grande abertura, as coisas poderiam caminhar de uma forma mais clara, nas próximas edições, porém logo no ano seguinte o filme “Titanic” de James Cameron impactou fortemente o local onde seria a mostra. O Cinema São Luiz "diz que não pode honrar o contrato que nós tínhamos para fazer o segundo ano do festival no Cinema São Luiz, porque "Titanic" estava bombando e ele não poderia retirar o filme para deixar o festival por uma semana", comentou Sandra.

Mas isso não impediu Sandra e sua equipe de realizarem a segunda edição do Cine PE. Ela comenta: “A jovialidade, junto com a loucura e a insanidade, aí a gente decidiu ir pro cinema do Teatro Guararapes, transformamos o Teatro Guararapes em um cinema. Mas aí você me pergunta com o quê, se tu não tinha equipamento de cinema. Comprei, mandei fazer uma tela em São Paulo, a maior tela da América Latina, que está dentro do Teatro Guararapes.

                                                                     (Imagens: Reprodução/ CEPE)

Desde então, Sandra tem buscado constantemente maneiras de realizar o evento e promover a diversidade e alta qualidade no cinema pernambucano. Ela também enfatiza a relevância de políticas públicas que viabilizem a realização do evento e destaca o papel fundamental da Lei Rouanet para a concretização desse evento.


 O público é fundamental na construção e valorização do Cinema de Rua

Durante a entrevista para a Manguetown, Sandra enfatiza a importância da presença do público, principalmente dos jovens, na propagação deste evento. Por isso, o Cine PE deste ano não apenas apresentará filmes, mas também incluirá rodas de debates com os próprios produtores do cinema, mesas de discussões com temáticas voltadas para o cinema, investimentos no audiovisual, juventude e direitos autorais. Essas atividades ocorreram durante a manhã e à tarde no Hotel Beach Class Convention em Boa Viagem. Para obter mais informações sobre essas atividades clique aqui  

 

                                                        (Imagens: Reprodução/ Blog João Alberto)

A idealizadora do Cine PE finaliza, "O que eu gostaria de pedir é o público que me deixa arrepiada, que me emociona, levando-me às lágrimas, que me fornece motivo para continuar. Confirmem presença na próxima semana no Cine PE, porque temos muito amor pelo que fazemos."

Para mais informações sobre a programação completa do Cine PE 2023 clique aqui 

festiva-cinepe-2023-meio-amargo-capa-1024x576.jpg
1_1_edited.jpg
mobile.jpeg
Sandra-Bertini-Daniela-Nader-divulgação.jpg

DRINK

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, é uma carta de amor ao cinema, à cultura e ao Recife; leia a crítica completa

O filme trabalha, de maneira minuciosa, os aspectos mais profundos que permanecem na cidade apesar das transformações ao longo dos anos

20230615142150_retratosfantasmas-1-.png
retratos-fantasmas.jpg
bottom of page