Grupo Coco das Antigas apresenta o espetáculo musical “Conversa de comadres” e oficina teatral
- Maddu Lima
- 29 de mar.
- 1 min de leitura
Resgatando a cultura Pankararu, o espetáculo percorreu o sertão pernambucano e o litoral carioca nos dias 15, 28 e 29 de março.
O grupo indígena Pankararu Coco das Antigas apresentou o espetáculo musical "Conversa de Comadres" e a oficina de teatro "Desconstruir, Memorizar, Transformar" (DMT), ministrada por Fykyá Pankararu, com assistência de Bia Pankararu. A oficina abordou a relação entre corpo e território a partir das vivências e tradições do povo Pankararu. Contemplados pelo Edital de Mobilidade Cultural da Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, o projeto levou atividades gratuitas a Pernambuco e ao Rio de Janeiro.
Em Pernambuco, a apresentação ocorreu no dia 15 de março, na Aldeia Brejo dos Padres, em Tacaratu. Já no Rio de Janeiro, as atividades ocorreram nos dias 28 e 29 de março, no Quilombo Campinho da Independência, em Paraty.

Formado por sete integrantes, o Coco das Antigas tem como missão resgatar e preservar a tradição cultural da comunidade Pankararu. O grupo é composto por Drika, que atua como cantora, pedagoga, crocheteira e dançarina; Yaká, artista visual, artista plástico, designer e tatuadora; Jamilly, ativista, costureira, trancista, dançarina, cantora e compositora; Nanda Katu, ilustradora, filmmaker e desenvolvedora front-end; Jurema, cantadora, cantora e dançarina; Fykyá é cantadora, performer, produtor cultural, ceramista, ativista e oficineira; e Estela, criança indígena que também canta e dança.
Em dezembro de 2024, o grupo foi uma das atrações do Festival No Ar Coquetel Molotov, no Recife.
Siga o grupo no instagram e fique por dentro de mais informações, apresentações e oficinas :@cocodasantigas.
Comments