top of page

Oficina gratuita “Corpo Polirrítmico” abre inscrições para curso que une dança e música no Paço do Frevo

Serão, ao todo, 12 encontros de 3h cada, distribuídos nas quatro semanas de outubro, sob conduta dos artistas Drica Ayub e Rodrigo Felix A oficina gratuita “Corpo Polirrítmico: dança, ritmo, criação e escuta" abriu inscrições, até esta quinta-feira (26), para que pessoas diversas com idade a partir dos 15 anos possam participar de um processo seletivo para fazer parte do curso. A ação, que visa trazer perspectivas sobre o hibridismo das linguagens artísticas, com a união entre dança e música, acontece todo o mês de outubro, no Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, Centro da cidade.

Oficina gratuita “Corpo Polirrítmico” chega ao Paço do Frevo em outubro. - Foto: Anderson Stevens/Divulgação

Para participar do curso, basta acessar o link no perfil do Instagram @corpo.polirritmico, e preencher o formulário de inscrição. A oficina é ancorada em anos de pesquisa dos artistas Drica Ayub e Rodrigo Felix, especialistas em dança e percussão que se encontraram tanto no universo da palhaçaria há anos, como também na tradicional brincadeira do Boi Marinho guiada pelo mestre Helder Vasconcelos.


Serão, ao todo, 12 encontros de 3h cada, distribuídos nas quatro semanas de outubro. As aulas acontecerão sempre às terças, quartas e quintas-feiras pela manhã, das 9h às 12h. A primeira oficina está marcada para o dia 8 de outubro, e os momentos estão divididos nas seguintes temáticas: 8,9,10/10: “A Escuta como Base”; (2) 15,16,17/10: “Outras Escutas e Pulso Rítmico”; (3) 23, 24, 25/10: “Bases rítmicas de ritmos pernambucanos”; (4) 29, 30, 31/10: “A Polirritmia como procedimento de criação artística”.




Conheça os artistas

Rodrigo Felix é percussionista conhecido no Recife e membro da banda Forró na Caixa. Ele já tocou com nomes como Pandeiro do Mestre, Poli, entre outros, e tem também percurso na dança, principalmente pelas brincadeiras populares. Já Drica Ayub atualmente faz parte da banda “Forró do Suco Elétrico”, é dançarina e pesquisadora do corpo. Ela tem a improvisação com base nas danças populares, e mergulha profundamente tanto nas escutas corporais - dentro das somáticas -, como também na conexão entre ritmos.


Ambos chegam como uma "união perfeita": corpo e som, “moganga” e brincadeira. Juntos, se lançam, então, para propor a “instigação” e investigação de caminhos pouco explorados no corpo, tanto por artistas da dança, como também da música: a polirritmia. O caminho proposto pela dupla será de aguçar os sentidos, ampliar a escuta, aprimorar percepções, ritmar percursos para produzir saberes e musculaturas para trilhar uma jornada de abertura e treinamento a um corpo polirrítmico.


Para chegar a esse ponto, além de Drica e Rodrigo, os alunos poderão também aproveitar aulas de mais cinco educadores e artistas do Recife, para costurar ainda mais essa mistura de ritmos.


Oficina gratuita “Corpo Polirrítmico” chega ao Paço do Frevo em outubro. - Foto: Anderson Stevens/Divulgação

Mostra especial

Um dos objetivos mais importantes do curso é incentivar pesquisas e criações que vislumbrem hibridismos das linguagens artísticas da oficina, mas também outras, onde a polirritmia se constituirá e se construirá como base para o desenrolar da criação. Assim, no dia 14 de novembro acontecerá uma mostra especial com os processos e resultados artísticos, onde o trabalho coletivo deverá ser estimulados e acompanhados por Drica e Rodrigo, que darão suporte às pesquisas no período compreendido entre a finalização das aulas e a Mostra.


“O corpo que pulsa é o corpo que dança e é o corpo que faz música. Um corpo múltiplo, que ocupa seu espaço no mundo em sua multiplicidade de pulsos e ritmos. Segundo nosso grande mestre Naná Vasconcelos, o melhor instrumento é o corpo! E aqui vamos abri-lo, brincar com ele, percebê-lo nos tempos; afiná-lo”, explicou Drica Ayub.


Ficha técnica da oficina:

Coordenação e Produção Geral: Drica Ayub

Assistente de Produção: Rodrigo Felix

Artistas-pesquisadoras-educadoras: Drica Ayub e Rodrigo Felix

Artistas convidados: Joselma Soar, Helder Vasconcelos, Íris Campos, Marcela Felipe e Orun Santana

Identidade Visual: Rodrigo Garcia

Fotografia: Anderson Stevens

*Este projeto só está sendo possível de ser realizado graças ao incentivo público à cultura, através da Lei Paulo Gustavo via Governo do Estado.


Serviço:

Oficina “Corpo Polirrítmico: dança, ritmo, criação e escuta"

Datas: 8 de outubro a 31 de outubro (terças, quartas e quintas-feiras)

Horário: das 9h às 12h

Data da Mostra de Processos: 14 de novembro

Local: Paço do Frevo (Praça do Arsenal, Bairro do Recife)

Informações: Instagram @corpo.polirritmico / (81 ) 99811 7770

Comments


bottom of page