O Teatro Experimental de Arte (TEA), de Caruaru, é um dos grupos teatrais mais antigos e respeitados de Pernambuco. Fundado em 16 de julho de 1962, o TEA tem desempenhado um papel fundamental na promoção e preservação da cultura e das artes cênicas no Agreste.
Seu legado de mais de seis décadas de trabalho inclui a formação de artistas, a difusão de tradições populares e a realização de produções teatrais que dialogam com as raízes culturais da região. Reconhecido como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do estado, o coletivo é o segundo mais antigo em atividade permanente no Brasil.
Além de suas renomadas produções teatrais, o TEA é responsável pelo Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), que, desde 1981, se consolidou como um dos mais respeitados festivais de teatro do Brasil. Anualmente, o evento reúne em Caruaru estudantes e profissionais do teatro de várias partes do país e do exterior.
Com uma programação que inclui apresentações teatrais, oficinas, workshops e palestras, o FETEAG fomenta a troca de experiências e o desenvolvimento das artes cênicas, além de contribuir para a valorização e preservação da cultura popular.
Circula Patrimônio: um encontro de saberes culturais
Nesta sexta-feira (4), o TEA vai participar do Circula Patrimônio: trocando saberes com o cavalo marinho boi pintado, um evento que promove a circulação entre grupos, mestres e mestras registrados como Patrimônios Vivos de Pernambuco. Com o objetivo de compartilhar saberes, experiências e identidades culturais, o projeto fortalece o vínculo entre diferentes tradições que fazem parte da rica herança cultural pernambucana.
A jornada do Circula Patrimônio começou em 14 de setembro com o Samba de Véio, na Ilha do Massangano, passou por Itacuruba, com os Guardiões(as) de São Gonçalo, e visitou o Mestre Calú, em Vicência. Também percorreu a Embaixada de Lia, em Itamaracá, e a Sociedade dos Bacamarteiros, no Cabo de Santo Agostinho. Agora, o evento se encerra no Agreste, na sede do TEA, em Caruaru, abrangendo todas as regiões de Pernambuco
O Circula Patrimônio é realizado pelo Cavalo Marinho Boi Pintado, com o apoio do Funcultura, da Fundarpe e da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, e se consolida como uma importante iniciativa de valorização das culturas populares e tradicionais de Pernambuco. A participação do TEA nesta iniciativa reafirma o papel do grupo como um agente ativo na valorização e preservação das tradições culturais do estado.
Serviço:
Evento: Circula Patrimônio: Trocando Saberes com o Cavalo Marinho Boi Pintado
Local: Teatro Experimental de Arte (TEA), Caruaru
Data: 4 de outubro (sexta-feira)
Horário: A partir das 14h
Realização: Cavalo Marinho Boi Pintado – Museu das Tradições do Cavalo Marinho
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco.
コメント