top of page

“Você não merece o frevo”, de Gael Vila Nova, traz a tristeza de uma desilusão amorosa em ritmo de folia

Foto do escritor:  Maddu Lima Maddu Lima

A canção equilibra tradição e contemporaneidade, resgatando o espírito do frevo com um toque de acidez e bom humor


O cantor caruaruense Gael Vila Nova apresenta seu mais recente trabalho, “Você Não Merece o Frevo”. A música chega após o lançamento do EP “Cantando Poemas” em 2021, com quatro canções, além da versão acústica de “Tenta Acreditar” (2021) e “Neste Meu Peito Relicário”, de dezembro de 2024.


A faixa exalta o poder e um dos maiores símbolos da identidade pernambucana: o frevo. Ao mesmo tempo, traz um lirismo provocativo, misturando a energia carnavalesca com uma declaração de independência emocional.


Lançada em 23 de janeiro, com o incentivo da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco, a canção conta com a produção de Renato Bandeira, guitarrista da SpokFrevo Orquestra, que, além da direção musical, assina os arranjos ao lado de Waltinho D’Souza e assume a guitarra. A instrumentação é executada por uma banda formada por músicos de referência no frevo no Brasil e no mundo: Augusto França (trompete), Augusto Silva (bateria), Braulio Araújo (contrabaixo), Davih Silveira (teclado), Felipe Nascimento (percussão), Kebinha (saxofone e barítono) e Thomaz Barros (trombone).


O cantor Gael Vila Nova posa em frente a uma porta vermelha com detalhes amarelos, em meio a uma parede azul vibrante. Ele veste uma camisa vermelha e um adereço de fitas coloridas nos ombros, remetendo à estética carnavalesca. Com óculos escuros, ele sorri e faz um movimento com os braços, transmitindo energia e leveza.
Gael Vila Nova lança “Você não merece o frevo”. - Foto: Cecília Távora

A atmosfera da música é contagiante, e a produção de Renato Bandeira referencia o frevo moderno, valorizando sua riqueza rítmica e garantindo que a canção converse tanto com o público contemporâneo, quanto com a tradição. É fácil se imaginar ouvindo e cantando essa música nos blocos de rua de Olinda.


A letra é um dos pontos altos da faixa. Gael constrói uma narrativa de libertação: se alguém não soube valorizar o amor, então não merece o frevo, que, para os pernambucanos, é muito mais do que um ritmo, mas uma manifestação cultural carregada de alegria, energia e pertencimento. A canção se fortalece ainda mais ao trazer elementos importantes do gênero, como os Papangus de Bezerros, o Elefante de Olinda e os Caretas de Triunfo.


De maneira geral, Gael Vila Nova reafirma que o frevo segue vivo, pulsante e cheio de personalidade, sem perder sua essência. “Você Não Merece o Frevo” é uma música para dançar seguindo o bloco, cantar alto como um grito de libertação daquele “não amor” e, acima de tudo, celebrar a cultura pernambucana.


Um close-up do cantor Gael Vila Nova sorrindo, com um fundo artístico composto por um mural azul e branco. Ele veste uma camisa vermelha e transmite simpatia e alegria através de sua expressão.
Gael Vila Nova, cantor caruarense. - Foto: Cecília Távora

Escute “Você não merece o frevo” de Gael Vila Nova, em todas as plataformas digitais.

Siga o artista nas redes: @gael.vilanova


Ficha técnica


Produção musical: Renato Bandeira (guitarrista da Spokfrevo Orquestra)

Arranjos: Renato Bandeira e Waltinho D’Souza

Bateria: Augusto Silva

Percussão: Filipe Nascimento

Contrabaixo: Braulio Araújo

Guitarra: Renato Bandeira

Trio de metais: Augusto França (trompete); Kebinha (saxofone e barítono); Thomaz Barros (trombone)

Teclado: Davih Silveira

Estúdio: Musak (Recife/PE)

Técnico de som e gravação: André Oliveira

Mixagem e masterização: Fernando Cardozo (Azula)

Capa: Matheus Miguel

Direção de fotografia, produção de materiais de divulgação e visualizer: Cecília Távora

Assessoria de imprensa: Daniel Lima

Figurino: Ser Imenso (confecção) e Gael Vila Nova (concepção)






Comments


bottom of page