Atração do festival No Ar Coquetel Molotov, indicado ao Prêmio Multishow e Grammy Latino, o pianista pernambucano Amaro Freitas leva o jazz a diversos públicos por todo o mundo.
Amaro Freitas é pianista e compositor de jazz brasileiro. Natural de Recife, Freitas começou a tocar piano na adolescência em um grupo musical da igreja que sua família frequentava. Posteriormente, ele começou a estudar no Conservatório Pernambucano de Música.
O pianista é um grande nome em ascensão no cenário de jazz mundialmente, com álbuns aclamados e reconhecidos internacionalmente pela crítica, Amaro Freitas tem um estilo único e sutil de transmitir suas ideias através do piano, combinando jazz moderno, musicalidade brasileira e ritmos africanos de forma singular.
A sonoridade de Amaro Freitas
Com 4 álbuns em sua discografia, Amaro Freitas mistura o clássico com diversos elementos da sonoridade brasileira de uma forma autoral, e ao decorrer de seus discos é possível notar a evolução do pianista com o passar dos anos e como o pianista aperfeiçoou a sua abordagem percussiva transmitindo sua mensagem de maneira tocante e dando vida ao jazz brasileiro.
Em seu álbum de estreia “Sangue Negro” (2016) ouvimos a mistura jazz moderno, bebop e afrojazz com influencia de ritmos nordestinos. Já “Rasif” (2018) traz um instrumental mais forte, também regado por ritmos nordestinos, mas agora mais fortemente ligado aos ritmos afro-brasileiros. Em “Sankofa” (2021), Amaro Freitas se conecta e homenageia lindamente sua ancestralidade africana. Os três primeiros álbuns contaram com a participação de Jean Elton no baixo, e Hugo Medeiros na bateria, que foram da formação original do Amaro Freitas Trio.
Lançado no dia 1º de março de 2024, o álbum “Y’Y” contém 9 faixas que transmitem ao ouvinte uma experiência sonora pela floresta amazônica e pelos rios. Neste álbum, Amaro Freitas mescla o Jazz com os sons da natureza e de instrumentos musicais utilizados por indígenas, como a flauta e o maracá. Apesar de contar com uma sonoridade ligada ao norte do Brasil, Freitas não deixa de lado a herança musical pernambucana, homenageando a ciranda na faixa ‘Mar de Cirandeiras’, e utiliza da melodia da canção ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga na faixa ‘Sonho Ancestral’. O álbum foi muito bem avaliado pela crítica e rendeu a Amaro Freitas uma breve turnê mundial, onde o artista se apresentou em alguns países europeus, no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil.
Além dos seus álbuns, Freitas também conta em sua discografia singles e colaborações com grandes artistas, como Milton Nascimento, Lenine, Sandy, Manu Gavassi e Tim Bernardes. Este ano, o musicista participou do aclamado álbum “CAJU", da Liniker, na faixa 'Ao Teu Lado' junto à dupla Anavitória, e na canção 'Esperança', do rapper paulista Criolo.
Amaro Freitas Trio
Com o contrabaixista Sidiel Vieira e o baterista Rodrigo ‘Digão’ Braz a nova formação do Amaro Freitas Trio vem se apresentando em diversos lugares, tanto nacional quanto internacionalmente.
Em setembro, o trio de musicistas se apresentou pela primeira vez no Rock In Rio, no palco Global Village, com uma performance excelente e emocionante de jazz contemporâneo. O trio executou com maestria as peças instrumentais de Freitas. Além disso, recentemente, eles se apresentaram no famoso clube de jazz Blue Note Tokyo, no Japão, onde já performaram grandes nomes como o músico americano André 3000. Eles também são uma das principais atrações do festival No Ar Coquetel Molotov, que ocorrerá no dia 7 de dezembro.
Aclamação e reconhecimento
Amaro Freitas teve grandes feitos em 2024, fazendo parte da line-up da 8ª edição do Festival de FRUE, no Japão, onde se apresentou nos dias 2 e 3 de novembro, ao lado da cantora e compositora Kaho Nakamura.
O pianista foi indicado pela primeira vez a um Grammy Latino, na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’, com a canção ‘Esperança’, uma parceria com Criolo e Dino D’Santiago. A canção interliga Brasil e Cabo Verde e, em sua letra, manifesta o desejo pela superação das adversidades históricas enfrentadas pelo povo preto, que refletem na sociedade até os dias atuais. A música também conta com um videoclipe belíssimo, com um visual marcante. A 25ª edição do Grammy Latino ocorre no dia 14 de novembro em Miami, Estados Unidos.
Freitas também foi indicado ao Prêmio Multishow 2024 na categoria 'Instrumentista do Ano', categoria na qual o artista já havia concorrido anteriormente, nos anos de 2022 e 2023. A cerimônia acontecerá no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Comments