top of page

Duelo de MCs: Jason, campeão estadual de 2024, busca ser bicampeão

Em entrevista exclusiva, o rapper conta o que significou representar Pernambuco no palco da batalha de rima nacional, em 2024.


Jason em apresentação. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Jason em apresentação. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com data marcada para os dias 22 e 23 de novembro, o Duelo de MCs Nacional, realizado desde 2012 pelo Coletivo Família de Rua, confirma edição de 2025. Desde maio, as Batalhas de Rima de cada Estado se organizam para promover as seletivas que garantem ao menos um MC na disputa pelo título de “campeão nacional”, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

 

Ter o nome sorteado para participar de uma destas disputas pode ser o divisor de águas para a carreira de um rapper que cola em batalhas de rimas. A relevância que diferencia uma seletiva de uma edição tradicional dá o destaque para um MC, aparentemente comum, receber a torcida de um Estado inteiro. 


Em uma entrevista exclusiva, a Manguetown Revista conversou com o campeão estadual de 2024, Jason, para saber mais da trajetória que levou o rapper do Pina, bairro da Zona Sul do Recife, a ser o representante de Pernambuco no palco do Duelo de MCs Nacional, e a tentar a vaga na final pernambucana pelo segundo ano consecutivo. 


O Duelo de MCs como divisor de águas


“Eu era só mais um cara que chegou ali para rimar. Só que eu fui ganhando destaque com certos feitos. Sabe aquele ditado ‘de grão e grão a galinha enche o papo?’ É sobre enfrentar um cara que era conhecido na cena [enquanto] eu não era conhecido. Eu sabia do nível que eu tinha, eu sabia da minha capacidade. E eu ia lá e tirava o cara de 2 a 0”, comenta.

Na quinta seletiva do calendário oficial de 2024 em Pernambuco, e terceira batalha a qual teve a oportunidade de participar,  Jason lançou a lírica responsável pela vaga na final do Duelo Estadual, que aconteceu em 2 de novembro do mesmo ano. A insistência do MC fez dele campeão do Estado, já o respeito pelo título e pela caminhada, fez a cena Hip Hop em peso torcer pelo rapper no Nacional. 


“[Ser campeão estadual] é ter o trabalho bem mais valorizado. É a parte da colheita dessa plantação, sabe? Você plantou, treinou, se empenhou. Depois que você foi campeão, a chuva veio e vem a fase da colheita. É realmente um divisor de águas, mudou minha vida completamente”, complementa.

Para além da valorização do trabalho como MC que o Nacional proporciona, Jason faz um destaque sobre a experiência de estar no mesmo palco onde referências pessoais do rap, como Orochi e Emicida, passaram. Para ele, também ter as batalhas de rima como pontapé da carreira é motivo para se orgulhar. Isso é uma das explicações para bater no peito para defender o Duelo de MCs, uma vez que o considera um contribuinte importante para os rappers e a cultura Hip Hop ganharem cada vez mais força.


“Eu acho que o Duelo de Mcs foi o que mais transmitiu a energia do Hip Hop. Todo mundo tá ali para cultuar o Duelo de MCs, tá ligado? As batalhas vem furando realmente a bolha. Com o avanço dessa tecnologia das batalhas serem filmadas, foi ganhando relevância porque [mais] pessoas passaram a saber da existência e gostaram tanto de assistir”, adiciona.


Diante da plateia fervorosa do Nacional, Jason assumiu a responsabilidade e carregou a bandeira e a cena Hip Hop de Pernambuco na batalha. Tudo isso, com o freestyle que o fez dar o nome e ter a presença no duelo positivamente avaliada. Já a seguinte afirmação: “na minha mente eu fui bem, mas acho que poderia ter ido melhor”, revela, mais que a relevância do Duelo, outro motivo para o rapper defender, em 2025, o título de campeão estadual. 


Jason na primeira fase do Duelo de MCs Nacional em 2024

O título que escreveu Jason na história do Hip Hop pernambucano o levou para outros lugares que não só o palco do Duelo de MCs. Por exemplo, até a Batalha da Aldeia, uma das principais do país, que acontece em Barueri, município de São Paulo. Mais que a participação, a experiência trouxe uma conclusão importante para Jason que sai de cada competição com a certeza de que deve insistir no rap.


“Em São Paulo, eu vi pessoas que já rimaram, [ainda] rimam comigo e me conhecem, vivendo de rima, de rap, do que ama e eu achava que era algo muito distante, sabe? E para quem me perguntar ‘o que pretendo com rap?’, ‘o que eu pretendo com Hip Hop?’, ‘qual é meu objetivo de vida?’, é exatamente essa frase: ‘eu quero viver do que eu amo’”, defende.

Até o lançamento desta matéria, Jason não teve o nome sorteado nas seletivas para batalhar e defender o título de campeão estadual em 2025. Por isso, segue em busca da vaga para o Duelo de MCs Nacional. Diante da incerteza, finaliza com uma dúvida importante: “e se por algum acaso o atual campeão estadual não conseguir defender o título simplesmente porque ficou de fora do sorteio e não teve a oportunidade de rimar?”.


Acompanhe as redes sociais do rapper que planeja tentar participar da seletiva na Batalha do Pátio, que vai acontecer em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, neste sábado, 26 de julho, a partir das 19h, ou então na Batalha Sítio Histórico, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, que acontece no mesmo dia e horário, para ficar por dentro de mais atualizações. O perfil do rapper é: @jason.mc18.


Calendário Oficial - Seletivas em Pernambuco


26/07 - 19h - Batalha do Pátio (Caruaru) 

26/07 - 19h - Batalha Sítio Histórico (Igarassu)

29/07 - 19h - Batalha do Trombone (Recife)

30/07 - 19h - Batalha dos Câmaras (Camaragibe)

07/08 - 19h - Batalha na Várzea (Recife)

09/08 - 19h - Batalha da Grade (Vitória de Santo Antão)

15/08 - 19h - Batalha do Escadão (Arcoverde)

20/08 - 19h - Batalha do Polo (Olinda)

23/08 - 18h - Batalha da Duque (Goiana)

25/08 - 19h - Batalha do O (Ipojuca)

06/09 - 18h - Batalha da Escadaria (Recife)*

12/09 - 19h - Batalha da Escadaria (Recife)*


*Na edição do dia 06 de setembro, a Batalha da Escadaria vai realizar uma seletiva especial da Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop, valendo duas vagas na final estadual.

Comentários


bottom of page