top of page

FestCineVSA: primeira edição homenageia o cinema e o audiovisual em Vitória de Santo Antão

Com exposição, oficina e sessões de filmes, evento busca evidenciar acervo e produção local


Nesta sexta (20) e sábado (21), Vitória de Santo Antão dará espaço para que mais uma etapa da primeira edição do FestCineVSA aconteça. Dentre as ações do evento, estão a exposição itinerante “Memórias de Nossa Gente”, que traz  um recorte sobre o surgimento do cinema e sua chegada a cidade de Vitória de Santo Antão, a oficina de formação em audiovisual e, agora, a exibição de diversos documentários, que serão divididos em cinco mostras diferentes. As produções ocuparão o Teatro Silogeu, outro importante espaço cultural da cidade.




(Imagens: Reprodução/ Redes Sociais)


A ideia da iniciativa, como explica Polly Cavalcanti, coordenadora do FestCine, surgiu a partir da necessidade de reconhecer e difundir o patrimônio audiovisual da cidade. Museóloga de formação, Polly desenvolve o trabalho de preservação audiovisual há alguns anos, e conta como seu contato com o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) a fez perceber a riqueza do acervo presente no município. 


“Senti a necessidade de ampliar a comunicação deste acervo e levá-lo para além dos muros da instituição.  Por isso propusemos a Exposição itinerante. Ela tem a finalidade de alcançar novos públicos e promover o interesse dos jovens de escolas públicas e da zona rural  pelo audiovisual”, explica.


O tema da primeira edição do FestCine é "Memórias da Nossa Gente", e no dia 11 de setembro foi oferecida uma oficina de audiovisual no IHGVSA, ministrada por Rennan Peixe e Renata Mesquita, em que os participantes puderam elaborar documentários que serão exibidos dentro da programação. “Todos os jovens que fizeram parte do curso estão recebendo mentoria online dos professores da formação em forma de acompanhamento da produção”, conta Polly Cavalcanti. Além disso, as cinco sessões da programação homenageiam figuras da cidade que dialogam com a memória da cidade.



Reprodução/ Redes Sociais

Já nas exposições, que aconteceram nas escolas públicas EREM Senador João Cleofas de Oliveira e Escola Municipal Professora Aglaires Silva da Cruz Moura, foram expostos os acervos do IHGVSA como conteúdo para compor a mostra. “Escolhemos as escolas públicas do município como primeiros lugares a sediarem a mostra itinerante, por acreditar na importância da difusão deste tipo de conteúdo para jovens, que muitas vezes não possuem tanto acesso ao cinema. A exposição funcionou como um convite ao despertar o interesse dos jovens para participar da oficina de formação”, conta Polly.

Para o encerramento, que acontece no sábado (21), na Casa Mosaico, o FestCine contará com apresentação de artistas locais que completarão a celebração. Na ocasião também será premiado o filme mais votado pelo júri popular.


Nessa primeira edição de uma iniciativa recheada de aprendizagem, homenagens e respeito à memória local, Polly ressalta: “Espero que possamos lembrar, valorizar  e celebrar  a  importância do cinema e do audiovisual para uma cidade, uma comunidade ou para o indivíduo em si”.


Confira a programação: 


Sexta:


18:30h Sessão Cine Vitoria - Cinema e memória: homenagem ao primeiro cinema da cidade, o cine Victoria, que foi inaugurado no dia 22 de setembro de 1910.


20h Sessão JB: Ficção, suspense e horror: presta homenagem ao realizador José Bezerra, poeta e videomaker, que tem  dentre suas obras o filme Chupa-cabra, que se tornou um ícone do audiovisual de Vitória de Santo Antão.


Sábado


16h30  Sessão Cristina Francelino: que presta homenagem pelo seu papel enquanto pedagoga, mulher negra, ativista do teatro e teatro infantil.


17h15 Sessão Celeste Vidal: que presta homenagem à trajetória de vida da professora primária e presa política Maria Celeste Vidal (1929-1998), poetisa, membro do Sindicato Rural de Vitória de Santo Antão e da Diretoria das Ligas Camponesas. Atuou bravamente em prol dos direitos dos trabalhadores rurais.


18h40 Sessão Selma do Coco: uma das mais importantes cantadoras de coco de Pernambuco, compositora e tapioqueira, nascida em Vitória de Santo Antão, condecorada com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2008.


Para conferir mais do que vai rolar no FestCine, acompanhe o perfil no instagram: @festcine.vsa




Comments


bottom of page