top of page
Foto do escritorLeandro Lopes

Segunda edição do URBE-SE Transforma Recife em palco de arte, tecnologia e memória

Oficinas e projeções ocupam diversos locais na capital pernambucana


A partir desta terça-feira (12) até sexta-feira (15), a capital pernambucana será palco da segunda edição do Urbe-se, festival que reúne arte, tecnologia e história através de projeções de video mapping (técnica visual que consiste em projetar imagens, vídeos ou animações em superfícies) e atividades formativas em espaços públicos. 


Foto : Ingrid Abreu

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fomentar a reflexão sobre memória e democracia, o evento ocupará locais simbólicos da cidade com projeções, como a Casa da Cultura, localizada no bairro de São José, o Monumento Tortura Nunca Mais, na Boa Vista — ambos na área central do Recife — e, pela primeira vez, o Memorial da Democracia de Pernambuco, no Sítio Trindade, Zona Norte da cidade.


A programação conta com a exposição coletiva “Arte, Cidade e Democracia”, aberta para visitação de 12 a 14 de novembro, das 11h às 17h, no Memorial da Democracia. A mostra apresenta um recorte de projetos que relacionam arte e cidade, com destaque para fotografias, mapas e esboços que revelam a riqueza das manifestações culturais presentes nos espaços públicos do Recife.


Foto : Ingrid Abreu

Além da exposição, o Urbe-se promove oficinas que integram arte urbana e tecnologia. Na quarta (13), das 14h às 17h, o artista Gools VJ conduzirá a oficina “VJing e Video Mapping”, na qual os participantes aprenderão sobre manipulação de imagens em tempo real e projeções mapeadas, culminando na criação de uma obra coletiva projetada no festival. 


Já na quinta (14), a grafiteira e educadora Nathê Ferreira liderará uma oficina de grafite, com foco na representação social e feminina na arte urbana. Os participantes terão a oportunidade de criar um mural colaborativo no Memorial da Democracia, conectando história, identidade e resistência.


Para fomentar a diversidade e garantir representatividade, metade das vagas nas oficinas será destinada a pessoas negras, indígenas, PcD, moradores de periferia e LGBTQIAPN+. As inscrições já foram encerradas, mas as projeções e a exposição podem ser conferidas nos locais de ocupação.


Confira a programação completa do Urbe-se:


Dia 12/11 (terça-feira):


Exposição “Arte, Cidade e Democracia”Horário: 11h às 17h (até o dia 14/11)

Local: Memorial da Democracia de Pernambuco


Dia 13/11 (quarta-feira):


Oficina VJing e Video Mapping, com Gools VJ

Horário: 14h às 17h

Local: Memorial da Democracia de Pernambuco


Roda de Conversa com os artistas

Horário: 18h

Local: Casa da Cultura


Projeções de video mapping

Horário: 19h às 22h

Local: Casa da Cultura


Dia 14/11 (quinta-feira):


Oficina de Grafite, com Nathê Pereira

Horário: 10h às 17h

Local: Memorial da Democracia (Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela)


Projeções de Video Mapping

Horário: 19h às 21h 

Local: Memorial da Democracia (Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela)


Dia 15/11 (sexta-feira):


Projeções de Video Mapping

Horário: 19h às 21h

Local: Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora, s/n, Santo Amaro)



Comments


bottom of page