Vitória Vatroi constrói universos subterrâneos na Torre Malakoff com exposição “Dentro das Raízes - Entre Mundos”
- Manguetown Revista

- 12 de nov.
- 2 min de leitura
Nesta sexta-feira (14), às 19h, a artista Vitória Vatroi inaugura a exposição “Dentro das Raízes – Entre Mundos”, na Torre Malakoff, no Recife Antigo. Com ingressos gratuitos, a mostra convida o público a mergulhar num espaço latente e sensorial, onde a natureza, o tempo e a memória se cruzam.
Norteada por pesquisas sobre ancestralidade e territorialidade, Vitória constrói um ambiente em constante transformação. Entre folhas, cipós, barro e texturas naturais, o espaço se transforma num organismo que respira, se renova e fala sobre a relação entre corpo e natureza. “Dentro das Raízes” nasce do desejo de escutar o que a Terra tem a dizer. “Ao moldar o barro, restauro vínculos entre corpo e território, entre o que lembramos e o que a Terra recorda por nós”, conta a artista.
A mostra também aposta na acessibilidade: a visitação inclui audiodescrição disponível por QR code, e propõe novas formas de olhar para a tradição do barro em Pernambuco, valorizando saberes locais e modos sustentáveis de criação. (inserir exemplos)
No dia 30 de novembro, às 14h, vai acontecer uma visita guiada com Vitória e as bioconstrutoras Edna e Gabrielly Dantas, da Casa de Sal. Já no dia 11 de dezembro, também às 14h, o espaço da exposição se transforma numa oficina aberta ao público. A atividade convida os visitantes a participar da montagem do ambiente por meio de modelagens em barro, desenhos e escritos.
O texto curatorial, por sua vez, é assinado por Nathalia Grilo, pesquisadora da Imaginação Radical Negra e curadora de narrativas no estúdio e pavilhão do artista Maxwell Alexandre. Nathalia propõe uma leitura sobre territorialidade, resiliência e a criação de novas cosmologias, destacando como pessoas negras reinventam mundos e futuros a partir do presente.
Sobre a artista
Com mais de dez anos de trajetória, Vitória Vatroi atua de forma multidisciplinar nas artes visuais, cinema e design. É integrante dos coletivos CARNI (Arte Negra e Indígena) e Trovoa/PE. Em 2024, fundou o Estúdio Mawú, em Tracunhaém, onde desenvolve objetos em cerâmica e luminárias sustentáveis em parceria com mestres ceramistas locais. No mesmo ano, representou Pernambuco na mostra “Alumbramento”, no Museu Nacional da República, durante o Festival Latinidades. Entre seus trabalhos mais recentes estão o filme “Deságue” e o curta de animação “Magma- A noite em que ouvi o fogo”.
Sobre a curadora
Nathalia Grilo é curadora, pesquisadora e crítica cultural. Seu trabalho cruza arte, música e estudos negros, com foco em espiritualidade, memória e transformação social. É fundadora da Revista diCheiro e idealizadora dos festivais Ayó - Encontro Negro de Tradição Oral e Mulambo Jazzagrário.

SERVIÇO
Exposição: Dentro das Raízes – Entre Mundos
Local: Torre Malakoff, Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
Abertura: 14 de novembro, às 19h
Entrada gratuita



.png)



Comentários