9ª Mostra Pajeú de Cinema segue com programação até 23 de maio
- Maddu Lima
- 18 de mai.
- 3 min de leitura
Além de exibições a programação conta com oficinas, debates e encontros em diversas cidades do Sertão do Pajeú.
Realizada pela produtora audiovisual, Pajeú Filmes, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, a 9° edição da Mostra Pajeú de Cinema teve início no dia 28 de abril e segue com programação até o dia 23 de maio. Com atividades diversas, o festival leva ao público 22 produções de curtas e longas-metragens, além de oficinas e debates com profissionais de cinema. O projeto deve percorrer as cidade de Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Solidão, Afogados da Ingazeira, Calumbi e Flores, todas no Sertão.

Com curadoria formada por Bruna Tavares, diretora de produção da Pajeú Filmes, pela pesquisadora Janaína Oliveira e pelo crítico e curador André Dib, a programação traz obras voltadas para todas as idades, com temáticas diversas e de diferentes regiões do país. Entre os filmes exibidos, estão produções de realizadores negros, pardos, indígenas, brancos, mulheres, homens, pessoas travestis e não bináries. As sessões acontecem em praças públicas e no histórico Cinema São José, em Afogados da Ingazeira.
“Chegamos a 9º edição da Mostra Pajeú adicionando mais duas cidades a nossa programação. Estamos muito orgulhosos com os passos demos até aqui. O recorte dos filmes traz discussões importantes de forma potente e muito atual, é muito bacana saber que estamos levando o cinema nacional a tantos lugares do Pajeú. Com certeza, será um reencontro com o público repleto de alegria.” Explica Bruna Tavares.
Oficinas
Nesta edição, a Mostra realizou a Oficina de Realização Audiovisual, ministrada pelo cineasta e artista plástico Paulo Leandro, entre os dias 7 e 14 de maio, nas cidades de Calumbi e Flores, que recebem o projeto pela primeira vez. Outra atividade formativa foi a oficina “Da Poesia ao Vídeo”, promovida na Ocupação Pajeú, em parceria com o projeto Da Poesia ao Vídeo, entre os dias 23 de abril e 6 de maio, sob condução da produtora e professora Eva Jofilsan.
Debates
Como parte da programação, cada cidade recebeu encontros com profissionais do cinema, abordando temáticas variadas. Em Iguaracy, o debate “Teatro, cinema e literatura” foi conduzido por Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino. Já em Tabira, Alexandre Taquary falou sobre cinema e meio ambiente. Eva Jofilsan esteve em Ibitiranga e Carnaíba para tratar do tema “Fazer cinema”. Em Ingazeira, Jefferson Batista abordou a relação entre cinema e animação, enquanto Henrique Cavalcanti tratou de cineclubismo em Calumbi. Em Flores, Bruna Tavares compartilhou experiências sobre produção audiovisual. Além disso, outros dois encontros ainda serão realizados em Afogados da Ingazeira.
Exibições
A Mostra segue com exibições no Cinema São José, em Afogados da Ingazeira, até o dia 23 de maio. A programação inclui filmes como A Cachoeira dos Pássaros, de Thiago Pombo, Eu e o Boi, o Boi e Eu, de Jane Carmem de Oliveira, Malu e Máquina, de Ana Luiza Meneses, Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin, entre outros. As sessões acontecem em dois turnos, manhã e noite, e incluem títulos com recursos de acessibilidade
Entre os destaques da programação final estão Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes; O Sonho de Clarice, de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho; Quatro Pontes, de Tábata Clarissa; Centro Ilusão, de Pedro Diógenes; Alguma Coisa com Plutônio, de Raonni Assis; e Tijolo por Tijolo, de Victória Álvares e Quentin Delaroche.
Você pode conferir a programação completa e detalhada aqui
Siga a Mostra Pajeú nas redes sociais:
Comments