top of page

Amarelo de açafrão: novo livro de Lara Ximenes traz em poesias o processo de amadurecer

Foto do escritor:  Maddu Lima Maddu Lima

Autora pernambucana da obra Tática Operacional Para Sobreviver ao Cotidiano lança o segundo livro de poesias.


“É sobre rastros e manchas que às vezes são imperceptíveis, às vezes são gritantes, mas sempre estão ali”, conta a autora.


Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e pós- graduada em escrita criativa pela Universidade Católica (UNICAP), a autora Lara Ximenes lançou o seu novo livro “Amarelo de Açafrão” no dia 30 de novembro, na zona norte do Recife.


O açafrão é uma especiaria que pode servir como remédio, tempero ou tinta, com a cor forte que mancha onde toca, tornou-se uma das inspirações de Lara não só para o título do livro mas em toda sua construção e essência.


“Quando eu percebi que o açafrão manchava muito, que deixava marca em tudo que passava, e que algumas dessas manchas ficavam bem escancaradas, outras bem discretas e você só conseguia ver se chegasse bem pertinho, pensando nesses rastros amarelos que o açafrão deixa, eu pensei no mote do livro” disse a autora à Manguetown Revista.


Capa do livro "Amarelo de Açafrão" de Lara Ximenes. O fundo é predominantemente amarelo com elementos decorativos em tons de vermelho, incluindo corações, pássaros, conchas, sóis e formas geométricas. O título e o nome da autora estão centralizados na parte inferior, em texto vermelho. O fundo onde a capa está posicionada é em tom de rosa queimado.
Capa pela designer Gabi Leal

O processo de escrita


Após publicar o primeiro livro “Tática Operacional Para Sobreviver ao Cotidiano”, em 2021, pela editora Chuvisco, alcançar metas e desenvolver conexões com outras pessoas, se sentiu motivada a continuar escrevendo. “Acho que a gente escreve, porque a gente quer dar sentido para o que a gente vive”, conta Lara. 


O rascunho de Amarelo de Açafrão surgiu no ano seguinte, em 2022, e durante o processo de escrita até o lançamento a autora passou por algumas dificuldades, e um dos desafios foi equilibrar as exigências do dia a dia.


“Os maiores desafios dentro do meu processo criativo foram conciliar as demandas cotidianas, trabalho, casa, vida social, com parar para escrever o livro direitinho, organizá-lo, tirar tempo para essas coisas da vida, da alma, e eu costumo dizer que a poesia é ter tempo para a alma, e às vezes a gente não quer ter tempo para olhar para dentro, né?”, refletiu Lara.


autora pernambucana Lara ximenes
Imagem: Hugo Bruno

E durante esse período a autora esteve em movimento sem deixar que o tempo a consumisse, desaprendeu muitas coisas e passou por diversas “mudanças de cascas”, o livro, como bem define a autora, vem como um “manual de tudo que eu precisei desaprender para poder crescer”. 


“O livro traz possibilidades e ferramentas, sem prescrição, para que nós, leitores, possamos entender a potência do que é estarmos vivos”. traz Agnes de Souza poeta e professora responsável pela orelha do livro. 


O livro de poesias “Amarelo de Açafrão” está disponível para compra pela editora O quintal

Siga Lara Ximenes nas redes sociais: @laraxmns


frase do livro amarelo de açafrão de lara ximenes "a vida é remar entre as perdas"
Imagem: Redes sociais da autora







Kommentare


bottom of page