top of page

Batalha do Casarão: evento chega à 7ª edição movimentando a cena hip hop da RMR

Fortalecendo ainda mais as batalhas de rimas locais, a edição mais recente da Batalha do Casarão traz novas categorias, entrada gratuita e prêmios em dinheiro


MCs rimando na batalha do casarão
Divulgação/Instituto Iputinga Sociocultural

Um dos eventos mais aguardados no cenário hip hop de Recife chega agora à sua 7ª edição. As seletivas da Batalha do Casarão, iniciativa do Instituto Iputinga Sociocultural (ISC), acontecem até o dia 7 de agosto em seis bairros da Região Metropolitana do Recife. O evento celebra a resistência, a arte e a voz da juventude local.


Em parceria com coletivos de batalhas locais que já são referência na cidade, as primeiras disputas aconteceram em territórios como Beberibe, com a Batalha da Convenção, e Caxangá, com a Walhalla Rap. Na agenda segue com a Batalha do Bronx, no Ipsep,e a Batalha Jangamaica, no Janga, ocorreram nos dias 19 e dia 20 de julho; a Batalha IburaClan, na UR1, que acontece no dia 4 de agosto; e a Batalha da Várzea, no dia 7 de agosto. Os dois melhores colocados de cada seletiva garantem vaga na Batalha de Rima Tradicional.


No dia 31 de agosto, a partir das 9h, o Casarão do Barbalho, na Iputinga, será palco da final das batalhas. Esta edição conta com duas novas categorias: a Batalha Kidz, voltada para crianças de 8 a 13 anos, e a Batalha Feminina. As inscrições para essas duas categorias serão realizadas no próprio dia do evento.


A programação inclui também shows, live painting com 15 artistas convidados, basquete 3x3, feirinha e exposições, ocupando o espaço público com criatividade e identidade. Os prêmios, que variam de R$ 300 a R$ 1.000, serão destinados aos vencedores das batalhas de rima e à equipe campeã de basquete, fortalecendo a cena e incentivando novos talentos desde cedo.


Esta edição valoriza a estética periférica com identidade visual assinada pelo artista Marquinhos Atg (@aartelibertta). A Batalha do Casarão 2025 é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Recife.


Instituto Iputinga Sociocultural


Idealizado por Weldon Cláudio e sediado no bairro da Iputinga, o Instituto Iputinga Sociocultural (ISC) atua como instrumento de transformação social em comunidades recifenses, por meio da arte, cultura e educação. Levando adiante o legado do “Bairro dos Artistas”, o instituto incentiva crianças e jovens a desenvolverem suas habilidades e talentos por meio da cultura hip hop. Com aulas gratuitas, eventos culturais, oficinas e outras iniciativas, suas ações são conduzidas por voluntários, que também auxiliam, anualmente, diversas famílias com doações essenciais.


Serviço


Batalha do Casarão – Grande Final

Data: 31 de agosto de 2025

Horário A partir das 9h

Local: Casarão do Barbalho, Estrada do Barbalho, N 131 - Iputinga

Entrada gratuita


Comentários


bottom of page