top of page

Cidade de muitas histórias: Surubim Rock Celebration promove um mergulho no passado e uma saudação ao presente

Festival teve abertura no último sábado (5) e conta com programação durante todo o mês de julho


Foto de Tuca Araujo tocando guitarra
Tuca Araújo é um dos homenageados do festival. Foto: Divulgação

No último sábado (5), aconteceu a abertura do Surubim Rock Celebration, evento que promove uma integração entre o passado do rock na cidade de Surubim, no Agreste pernambucano, e as novas iniciativas e bandas que surgem no município. Com programação durante todo o mês de julho, o festival é gratuito e conta exposição, rodas de debates, exibição de documentário, shows, discotecagem, homenagens e outras expressões artísticas.


Idealizado por André Arcelino, vocalista da banda surubinense Hanagorik, o Surubim Rock Celebration surge a partir da vontade de André de conectar as gerações e homenagear artistas e movimentos que marcaram a cena na cidade. Com programação diversa, o festival abriu com a exposição “Surubim, Terra do Rock”, que ficará a mostra na Casa das Juventudes, no centro da cidade. O primeiro dia também contou com a apresentação do DJ Betto Skin, que assumiu a discotecagem.


organizadores do Surubim Rock Celebration
Organizadores do Surubim Rock Celebration. Foto: João Lucas

Com contribuição popular, a exposição conta com acervos pessoais e registros de bandas, shows, públicos e movimentos musicais em Surubim. Para André, a pesquisa e todo o levantamento foi importante para relembrar velhos tempos e até rememorar bandas e artistas que tomaram outros caminhos. Juntando todo esse caldo de diversas bandas que saem daqui, tem toda uma história. Então esse resgate é massa para que as pessoas entendam que fizeram parte de algo muito importante”, diz.


Além desse resgate, a conexão com a nova geração também é um dos pilares do festival. João Lucas, integrante da Banda Umbra, que está na programação do evento e destaca o protagonismo jovem no rock, conta que as expectativas eram grandes e foram alcançadas. “Deu bastante gente. Tanto a galera das antigas, quanto a galera mais jovem se juntou. O evento cumpriu já no primeiro dia com tudo que queria ”, diz. Para André, a troca com as iniciativas mais jovens traz uma sensação de rejuvenescimento e nostalgia.  “Você se enxerga na turma mais nova. São os mesmos sonhos e isso é muito massa”, comenta.


Banda Umbra
Banda Umbra. Foto: Divulgação/ Redes sociais
“[No festival] tem aquela troca de vivências, de conhecimentos, e a gente vê as experiências da galera mais antiga. A gente tá nessa correria de fazer o nosso próprio som e sair do cover, então estamos sentindo na pele como é esse rolê”

-João Lucas/ Banda Umbra


Conhecida como a capital da vaquejada, Surubim, assim como outras cidades pernambucanas, é transbordada por manifestações culturais que vão muito além dos estigmas tradicionalmente impostos sobre ela. Para além das derrubadas de boi, a cidade também é palco do hip hop, do pop, do teatro, da dança e claro, do rock, além de tantas outras expressões artísticas. 


Por isso, segundo André, o Surubim Rock Celebration é também uma forma de marcar o território, valorizar a memória cultural local e fortalecer a cena musical independente. “O fato de você ser do interior é desafiador, mas também dá uma vontade de você desbravar”, comenta. “Então nossa missão é isso. Quem sabe a gente não influencia a galera a se jogar na cena ainda mais, né?” conclui.


O festival acontece todos os fins de semana do mês de julho e ocupa o Centro das Juventudes, o Reduto Coletivo e o Motoclube Lobos do Asfalto. A participação é gratuita.



Confira a programação completa:


Data: 05/07 – Abertura oficial + Exposição “Surubim, Terra do Rock”

Local: Casa das Juventudes – Horário: 19h30

Discotecagem com DJ Betto Skin


Data: 06/07 – Exibição do documentário “ATOM (All The Old Memories) – Hanagorik”

Local: Casa das Juventudes – Horário: 16h

Roda de Conversa + Discotecagem com DJ Betto Skin


Data: 13/07 – Show especial em comemoração ao Dia Mundial do Rock

Local: Motoclube Lobos do Asfalto – Horário: 14h

Bandas convidadas:

Umbra

Bebo Blues

Sweet Jane

Alucinados Rock Band


Data: 19/07 – Exibição do documentário “Pesado – Que Som é Esse que Vem de Pernambuco?”

Local: Reduto Coletivo – Horário: 19h30

Roda de Conversa + Discotecagem Pesado DJ Set com Wilfred Gadelha


Data: 20/07 – Mostra de Videoclipes

Local: Reduto Coletivo – Horário: 16h

Roda de Conversa com artistas e produtores


Data: 26/07 – Encerramento + Luau Eletroacústico

Local: Casa das Juventudes – Horário: 19h30

Apresentações artísticas e homenagens especiais




Comments


bottom of page