Cinecultural, realizado em Afogados da Ingazeira, abre inscrições para realizadoras e realizadores audiovisuais
- Guilherme dos Santos

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Edição da mostra acontece entre os meses de março e julho

As inscrições para a próxima edição do Cinecultural, evento realizado pela Xerém Produções em parceria com a Pajeú Filmes, estão abertas para realizadoras e realizadores audiovisuais de todo Brasil. Com a ocupação cultural em duas escolas públicas e no Cine São José, a mostra acontece na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e busca apresentar trabalhos de ficção, documentários, animações, videoclipes e outras categorias. Neste ano, a edição acontece entre os meses de março e julho e as inscrições estão abertas por tempo indeterminado.
Surgido em 2019, com o objetivo de possibilitar um espaço democrático de cultura e reflexão, o cineclube Cinecultural tem como finalidade trazer formação cultural e cidadã para o público da cidade. Com quatro edições anteriores, a ação tem incentivo do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Neste ano, o cineclube ocupa as escolas municipais Professora Letícia de C. Góes, localizada no bairro Borges, e Professora Gizelda Simões, localizada no bairro Costa, além do Cine São José, importante equipamento cultural em Pernambuco. Para Lúcio Vinícius, idealizador do projeto, estar nos espaços escolares e culturais é fundamental para fortalecer a difusão de produções audiovisuais, bem como garantir direitos estabelecidos por lei (Segundo o § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, a exibição de filmes nacionais deve constituir componente complementar integrado à proposta pedagógica da escola, com exibição obrigatória de, no mínimo, 2 horas mensais).
“Infelizmente, as escolas muitas vezes não conseguem cumprir justamente por falta de equipamento, de recursos humanos ou até mesmo de entendimento. A gente tem uma gama gigantesca de produções não só pernambucanas, mas nacionais, que precisam dessa vazão. Enquanto cineclube, esse é o nosso olhar”, conta Vinícius.
Na seleção da mostra, serão aceitas produções de até 25 minutos lançados a partir de janeiro de 2023 e que conversem com temáticas sociais, políticas, culturais e educacionais. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível nas redes da mostra. Para mais informações, acompanhe os perfis oficiais do Cinecultural: @cinecultural_ e @xeremproducoes.



.png)



Comentários