Cultura e ancestralidade em destaque na 30ª Semana Afro do Daruê Malungo
- Maddu Lima

- 21 de nov.
- 2 min de leitura
No mês da Consciência Negra, o evento evidencia a arte negra em diferentes linguagens
Até o dia 6 de dezembro, ocorre a 30ª edição da Semana Afro Daruê Malungo, realizada pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, no bairro de Peixinhos, no Recife.
Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a programação une cultura e ancestralidade, com foco em dança e circo, em uma agenda estendida que busca atender e reconectar todo o território.
"A expansão da Semana Afro, ao incluir espetáculos semanais no período da tarde, permite o encontro com as escolas e com o público jovem. Isso garante que o Daruê seja ocupado por estudantes, promovendo a participação e o senso de pertencimento da comunidade ao espaço," afirma Orun Santana, produtor e curador do evento.

O evento, gratuito e realizado desde 1990, tem o objetivo de promover diálogos sobre cultura negra e disponibilizar espaços de exposição para trabalhos desenvolvidos por crianças e jovens do centro.
Fundado pela Mestra Vilma Carijós e pelo Mestre Meia-Noite, o Centro Daruê Malungo é um espaço que recebe ocupações artísticas e desenvolve produções como o espetáculo Agbará Obinrin.
Nesta 30ª edição da Semana Afro Daruê Malungo, a curadoria prioriza a diversidade das tradições negras, misturando a dança com outras linguagens artísticas, como circo, música e poesia. Balé Afro Raízes, Rebeca Gondim e o Coletivo Rasura apresentam música ao vivo e construção poética em suas performances, mantendo a ligação com o afro-tribal e o experimental.
“O perfil curatorial foi concebido com foco nas escolas, visando um diálogo poético em múltiplas formas. A intenção é que o público infantojuvenil acesse e compreenda diretamente o conteúdo das obras”, pontua Orun.

SERVIÇO
30ª Semana Afro Daruê Malungo
Quando: 14/11/25 a 06/12/25
Onde: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo — Rua Passarela, 18-A, Peixinhos, Recife – PE
Entrada: gratuita
Informações: (81) 99701-8718
Programação
14/11 (sexta-feira) 15h – Risco — Coletivo Rasura
21/11 (sexta-feira) 15h – O encontro da tempestade e a guerra — Circo Experimental do Negro
22/11 (sábado) 15h – O Almirante negro e a rainha do mar — Circo Experimental do Negro
28/11 (sexta-feira) 15h – Os Guerreiros — Balé Afro Raízes
06/12 (sábado) 15h – Revinda — Rebeca Gondim
16h – Agbará Obinrin — Daruê Malungo



.png)



Comentários