top of page

Gigantes do Samba e Estrela Brilhante se consagram no Carnaval do Recife

Foto do escritor: Thales MartinsThales Martins

A Escola de Samba Gigantes do Samba e o Maracatu Estrela Brilhante do Recife foram os grandes destaques da apuração do concurso de agremiações carnavalescas, realizada no Pátio de São Pedro.


Concurso de agremiações do carnaval 2025 consagra a Gigantes do Samba

O concurso de agremiações carnavalescas aconteceu no domingo de carnaval (2) na Avenida Dantas Barreto. (Foto: André Marins/PCR)
O concurso de agremiações carnavalescas aconteceu no domingo de carnaval (2) na Avenida Dantas Barreto. (Foto: André Marins/PCR)

O brilho e a tradição das agremiações carnavalescas tomaram conta do Pátio de São Pedro na última quinta-feira (6), quando foram anunciados os grandes campeões do Carnaval do Recife de 2025. Mais uma vez, a Gigantes do Samba dominou a categoria Escolas de Samba, enquanto o Maracatu Estrela Brilhante do Recife garantiu o bicampeonato na categoria Maracatu de Baque Virado.


A apuração dos votos foi realizada das 9h às 16h na casa 10, localizada no Pátio São Pedro. Foram 223 agremiações de 11 modalidades: Blocos Carnavalescos Mistos, Bois de Carnaval, caboclinhos, Clubes Carnavalescos Mistos, Clubes de Boneco, Escola de Samba, Maracatus de Baque solto, Maracatus de Baque Virado, Tribos indígenas, Troças Carnavalescas Mistas e Ursos. Além das supercampeãs do samba e do maracatu, o Clube de Frevo Tubarões do Pina e a Tribo Tapirapé, na categoria Caboclinhos, também se destacaram entre os vencedores.


A Gigantes do Samba, tricampeã do carnaval recifense, apresentou este ano o enredo “Maestro Forró Jorrando Cultura de Pernambuco para o Mundo”, garantindo mais um troféu para sua histórica galeria de conquistas. Tereza Guimarães faz parte da tesouraria da Escola Gigantes do Samba e fala com muita alegria como foi ganhar na modalidade Escolas de Samba: “É mais um título de tantos que nós temos e a gente se sente muito gratificado. É o reconhecimento dentro do nosso Carnaval e da nossa cultura”. 


Já na modalidade Maracatu de Baque Virado, a Estrela Brilhante do Recife consolidou sua força ao conquistar o bicampeonato. Com 118 anos de história, a nação se prepara para celebrar 119 anos com mais uma vitória. Ari Poscali, coordenador cultural do grupo, destacou a importância da conquista: “Viemos para esse concurso buscar o bi, já que fomos campeões no ano passado, com muita luta, muita gratificação e agradecendo a dona Joventina e dona Erondina, que são as maiores forças da nação”.


A apuração do concurso de agremiações além de um momento de celebração, é também época de reconhecimento do talento, da criatividade e da representação cultural de cada grupo que faz do Carnaval do Recife um dos mais vibrantes do Brasil. O esforço das milhares de pessoas envolvidas na preparação ao longo do ano se reflete no brilho das agremiações que encantam o público e mantém viva a tradição carnavalesca pernambucana!


Comments


bottom of page