top of page

"Flow de Mandacaru": Jehff lança seu primeiro EP e enaltece suas raízes

Em entrevista a Manguetown Revista, o artista conta sobre seu despertar artístico e  processo criativo para a criação do seu mais recente trabalho


Rapper Jehff. Foto: Jezuis/Hyper Studios
Rapper Jehff. Imagem: Jezuis/Hyper Studios

O EP “Flow de Mandacaru", lançado no dia 25 de julho, é o primeiro projeto do rapper, beatmaker e compositor Jehff. Com 4 faixas e as participações de Malbeck, Mano TA e Thaylon, o disco reúne o som regional pernambucano com o trap e o rap.


“Flow de Mandacaru” é um projeto incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o apoio institucional da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. O incentivo desencadeou no artista o desejo de colocar suas ideias adiante.


Segundo ele, no processo criativo do EP, os beats já tinham sido criados antes mesmo da proposta da PNAB. Jehff juntou acontecimentos de sua vida, seu gosto musical e o desejo de criar melodias, fazendo novas versões de produções de sucesso. Em suas canções presentes no projeto, podemos ouvir samples de nomes como Tom Zé, Quinteto Violado, Chico Science e Reginaldo Rossi.


“Eu estava procurando algumas músicas para samplear, como de costume, e aí me bateu a ideia na mente: ‘e se eu utilizar samples de músicas da minha região?’ [...] A minha ideia foi usar batidas com samples da minha terra e cantar sobre vivências da minha cidade e também algumas referências de Recife. Então usei como guia e inspiração tudo que tivesse a ver com minha raíz nordestina”, comentou.


Todas as faixas do EP ganharam seu devido destaque. As quatro músicas receberam seus respectivos videoclipes, todos dirigidos por Jezuis, CEO do Hyper Studios. Os clipes foram gravados em diversos locais da cidade de Gravatá, trazendo toda a origem do músico.


Mesclando diversos gêneros musicais dentro do projeto, desde gêneros tradicionais da cultura pernambucana até o atual urbanismo do Hip Hop, Jehff reafirma suas origens e se orgulha de onde vem, mostrando que, em diversos locais do estado, existem muitos talentos.


“Eu espero que, quando as pessoas escutem as faixas, sintam a sensação de estar sendo representadas, percebam que eu sou mais um que luta pela nossa visibilidade no mapa. Sou do interior, mas quero fazer parte dessa revolução”, revelou.


CARREIRA


Nascido em Vitória de Santo Antão e criado em Gravatá, Jefferson Cristiano, vulgo Jehff, cresceu envolto de arte por ambos os lados da família. Com artesanato, desenho e cantos na igreja, o artista viu nesse ambiente familiar o despertar para a música.


“O interesse no rap e no trap veio mesmo depois que minha avó deu um computador pra família. Eu lembro que tive contato com um programa chamado Virtual DJ. Eu era pequeno, lembro que meu irmão mexia e tinha umas batidas de rap e algumas coisas eletrônicas do tipo. Depois de um tempo, eu descobri o grupo Racionais MC's, que foi quando me apaixonei pelas batidas e o sentimento que eles colocavam nas músicas”, explica.


Em 2019, ele começou a ter seu primeiro contato com produção sonora a partir da curiosidade em saber como eram feitas as composições musicais. Com o decorrer do tempo, Jehff foi tendo ainda mais contato com a área, principalmente com aplicativos que reproduzem batidas. Ele começou a aprender e dominar as técnicas de produção de beats e em 2022 criou suas primeiras composições e, desde então, não parou.


Jehff é responsável pela produção e composição das suas próprias faixas. Além disso, também colabora na criação de beats para artistas da mesma região, como nas músicas “Não Resta Dúvidas”, do Mano TA, “100NÉCTAR”, de Pedro Backlit, e “O Céu Daqui”, de Kiqi.


Aos 21 anos, Jehff vem alcançando seus objetivos. Trabalhando como beatmaker, produtor, compositor, entre outras funções, ele é um multiartista que vem se mostrando cada vez mais no agreste pernambucano. O lançamento do projeto é mais um passo dentro de sua carreira promissora.


“Pra mim [o lançamento do EP] foi e continua sendo um sonho. Como artista independente, foi uma grande conquista. O público considerou bastante a ideia do meu projeto, muitas pessoas vieram me elogiar, ganhei alguns seguidores e sou grato por tudo”, disse.


Ao ser perguntado sobre qual é sua percepção sobre a cena do rap local, o artista disse: “O que eu enxergo é muita riqueza, muitos artistas incríveis e uma lírica que quem é de fora não compreende, mas tem muito valor e sentimento. Em meio a toda a cena em geral, eu vejo Pernambuco como um destaque. [...] O que falta pra nossa cena pernambucana é visibilidade e destaque, porque conteúdo a gente tem até demais!”


Jehff é um nome que o público deve ficar atento nos próximos passos. “Ainda vem bastante coisa pela frente. A próxima PNAB tá aí e eu pretendo fazer algo diferente mais uma vez. Ainda não decidi ao certo como vai ser o projeto, mas com certeza vou trazer minha estética nisso. Eu penso em colaborar com outros artistas um pouco maiores, não sei ainda como chegar neles, mas vou! Vou fazer acontecer, como sempre fiz e faço até hoje”, comentou o rapper sobre as expectativas futuras.


“Flow de Mandacaru” está disponível em todas as plataformas digitais e todos os clipes estão no YouTube.



Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page