30 anos de celebração: Uma comemoração de curadoria, descoberta e resistência no Carnaval recifense através do Rec-Beat
- Caio Moraes
- há 3 horas
- 3 min de leitura
Em três décadas de história, festival acumula marcos que evidenciam a pluralidade artística

Neste ano, o festival Rec-Beat completa 30 anos de uma história marcada pelo espaço democrático e pela curadoria dedicada a trazer diversidade e troca cultural bem dentro do Carnaval. Fundado em 1995 por Antônio Gutierrez, o Gutie, o festival logo se tornou um dos eventos mais aguardados do período carnavalesco e acumula na trajetória marcos que evidenciam a pluralidade artística que promove. Em edição que comemora as três décadas, o Rec-Beat dá continuidade a esse compromisso e traz na programação nomes como Paulete Lindacelva, Davs, Afrobeat, Zoe Beats, Jhony Hooker, Bobi e Afoxé Oxum Pandá.
Em entrevista a Manguetown Revista, Gutie conta mais sobre a ideia do festival e as expectativas para esta edição. Segundo ele, a celebração é o momento de destacar, mais uma vez, o caráter do Rec-Beat. “Aquele DNA que contém risco, diversidade, encontros, aquela sensação de que no palco acontece a descoberta coletiva”, disse Gutierrez. Para o idealizador, se o público sair com essa impressão de que viveu algo único mesmo com muitas edições, a sensação será de dever cumprido.

Antonio Gutierrez, fundador do festival Rec-Beat. Imagem: Divulgação/Victor Juca
A missão de trazer novas emoções diante das atrações que sobem no palco tem curadoria como âncora. Ao ser questionado sobre como é feita a escolha das atrações, ele cita que busca seguir uma coerência que, ao longo dos anos, definiu o perfil artístico do festival. Fatores como inovação, identidade e potência da performance ao vivo são definidores e, na cena pernambucana, a diversidade estética e geracional ajuda a construir um ambiente onde diversos públicos se encontram.
“O Rec-Beat sempre foi um espaço de afirmação da produção local. O artista entra porque dialoga com o conceito, porque tem algo a dizer e também porque o nosso palco é aquele espaço para formação de público e para potencializar a trajetória de quem se apresenta ali”, afirma.
Leia também: Barbarize, Zoe Beats e Afoxé Oxum Pandá estão entre as atrações da programação dos 30 anos do Rec-Beat no Recife
Recife nos palcos do Brasil
Engana-se quem pensa que essa celebração se restringe apenas às fronteiras do Recife e Olinda. Ao longo destas três décadas, o festival provou que tem rodagem e “bateu muita perna” pelo Brasil afora.
Essa expansão começou a ganhar força em 2016, com a primeira edição do "Rec-Beat Apresenta" em João Pessoa, na Paraíba. A capital paraibana abraçou o evento, recebendo novas edições nos anos seguintes. Já em 2018, o festival pegou a estrada rumo ao Ceará, onde ocupou o Dragão do Mar, em Fortaleza, e chegou também a Sobral.
O agreste pernambucano não ficou de fora: Caruaru sediou o festival por três anos seguidos (2018 a 2020), com shows memoráveis. Mesmo durante a pandemia, em 2021, o evento se reinventou no digital com o "Rec-Beat SP", e em 2023 aterrissou em Salvador, promovendo encontros históricos, como Josyara & Martins e Melly com Joyce Alane.

Artistas que também fizeram história
Essa inquietude geográfica reflete a curadoria do festival, que busca a diversidade não apenas cultural, sexual e de gênero, mas também de nacionalidade. Diversos artistas internacionais já passaram pelo Cais da Alfândega, como Bomba Estéreo (Colômbia), Catu Diosis (Uganda) e La Dame Blanche (Cuba).
Quem não é de Recife, o que pode esperar? Gutie diz: “Para quem é de fora, o Rec-Beat é uma síntese potente do que Recife representa. O Rec-Beat sintetiza a diversidade, mistura, ousadia e um diálogo com o mundo”. Para quem já é de casa, o produtor cultural também afirma que o evento sempre surpreende. Comodidade não é uma opção, “a gente sempre traz um frescor, mesmo depois de 30 anos”, complementa.
Em 2026, as atrações começam no dia 14 de fevereiro (sábado) e se estendem até o dia 17 (terça). Você pode conferir as atrações no site do festival e se preparar para curtir as novidades preparadas no especial de 30 anos.



.png)