top of page

Legado de Capiba é reverenciado em programação especial

Promovido pelo Instituto Capiba, evento acontece na Livraria do Jardim, na Boa Vista


Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, um dos maiores nomes da música brasileira ganha homenagem na Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista. Lourenço da Fonseca Barbosa, o grande Capiba, terá seu legado prestigiado em uma programação que celebra os 121 anos do músico. 


Com iniciativa do Instituto Capiba, que busca preservar e difundir a obra do pernambucano, o evento reúne palestras, mostras digitais, concerto musical e até lançamento de HQ inspirada no compositor. A entrada é gratuita.


Programação do evento


A abertura da programação acontece com a palestra “Capiba 121 anos - Preservação e Difusão”, em que serão apresentadas as iniciativas do Instituto Capiba para manter viva a memória do compositor. Em seguida, o público também poderá imergir na exposição “Capiba em Imagens - 1904 a 1997”, que traz um acervo histórico pessoal do artista, composto por fotografias digitalizadas e expostas em telão.


O momento também será de lançamento da HQ “O Carnaval de Capiba”, que traz o universo poético e musical do compositor aos quadrinhos. Com histórias assinadas por diversos artistas – Benné Oliveira, Bruno Alves, Eron Villar, Fábio Paiva, Helô D’Angelo, Luciano Félix, Melisandret e Thaís Kisuki –, a obra é a segunda lançada pelo coletivo, que já homenagearam Josué de Castro na HQ intitulada “Ô Josué! Crônicas da Fome”. 


Para Bruno Alves, que compõe o time, o trabalho é uma oportunidade de mostrar às novas gerações o legado de artistas importantes como Capiba por meio da linguagem dinâmica e acessível das histórias em quadrinhos.


“É uma honra para nós poder contribuir para a preservação da memória e da arte de Capiba através de nossas histórias”, conta Bruno.


Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Para encerrar a celebração, a Camerata Capiba, composta por alunos e professores do Conservatório Pernambucano de Música, apresenta o concerto especial, que une o frevo e outras composições marcantes, que resulta em um repertório que mescla o erudito e o popular.


Musicista e compositor Capiba


Capiba, um dos grandes nomes do frevo e da música pernambucana, faleceu em 31 de dezembro de 1997, aos 90 anos. Considerado um dos maiores compositores do país, deixou um vasto legado que até hoje marca a cultura do estado e do Brasil. 


Entre suas canções mais conhecidas estão “É de amargar”, “Madeira que cupim não rói”, “Maria Betânia”, “Linda Flor da Madrugada” e “Recife, Cidade Lendária”, melodias que revelam sua maestria em unir foliões no carnaval (e para além) mesclando com a poesia, ritmo e identidade nordestina.


SERVIÇO

Capiba 121 Anos – Preservação e Difusão

Onde: Livraria do Jardim – Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife – PE

Quando: 29 de outubro, a partir das 19h

Quanto: Entrada franca

Mais informações: Instagram @projetocapibaoficial


Comentários


bottom of page