top of page

MAMAM recebe exposição “Abolicionistas Brasileiras” que celebra protagonismo feminino negro

Mostra destaca figuras femininas negras e suas trajetórias na luta contra a escravidão no Brasil, em diálogo com produções artísticas contemporâneas


Imagem: Hanna Carvalho
Imagem: Hanna Carvalho

A exposição “Abolicionistas Brasileiras” reúne obras inéditas de oito artistas contemporâneas nacionais, que criaram trabalhos inspirados em importantes mulheres negras, que desempenharam papéis fundamentais na luta pela abolição da escravatura no Brasil. 

Em cartaz até o dia 17 de agosto, a exposição acontece no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), com entrada gratuita e aberta a todos os públicos. A visitação pode ser feita aos sábados e domingos, das 10h às 16h.


Exposição “Abolicionistas Brasileiras” 


Com curadoria de Ana Carla Soler e co-curadoria de Francela Carrera e Carolina Rodrigues, a exposição propõe uma reflexão sobre o passado colonial e escravocrata do país, ao mesmo tempo que aponta para a necessidade de um futuro mais equânime.


A mostra homenageia figuras históricas como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima, personalidades que tiveram atuação no cenário político e social do país e foram silenciadas ou apagadas ao longo dos anos.


Além disso, a exposição conta com as obras de Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio, que desenvolveram obras inéditas inspiradas na potência e no protagonismo dessas mulheres na luta abolicionista. Além das obras das oito artistas já citados, a mostra dialoga com trabalhos de outras 14 convidadas, fortalecendo a presença de artistas negras e latinas no centro do universo artístico e homenageando a resistência dessas figuras históricas frente ao processo sistemático de apagamento.


O projeto é realizado em parceria com o Instituto Artistas Latinas, organização que promove o mapeamento e a inserção de artistas contemporâneas latino-americanas no sistema internacional das artes. Serviço:


Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)

Período de visitação: 17 de maio a 17 de agosto

Horário de funcionamento: Sábados e domingos, das 10h às 16h

Entrada: Gratuita


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page