top of page

Mostra La Ursa das Artes marca o Novembro Negro com cinema, música e cultura popular em São Lourenço da Mata

Segunda edição do evento acontece entre 19 e 23 de novembro, levando programação gratuita a Tiúma, Parque Capibaribe e ao Centro da cidade


A 2ª edição da Mostra La Ursa das Artes movimenta São Lourenço da Mata entre os dias 19 e 23 de novembro, reunindo expressões como capoeira angola, maracatu, urso, cinema, música, dança e teatro. Criado para valorizar a cultura negra e o patrimônio imaterial do município, o evento terá programação gratuita em Tiúma, no Parque Capibaribe e na região central, com sessões de filmes, apresentações artísticas e rodas de conversa sobre memória e identidade.


Urso Branco de Cangaçá. Imagem: Divulgação/ Mostra La Ursa das Artes
Urso Branco de Cangaçá. Imagem: Divulgação/ Mostra La Ursa das Artes

Realizada pela Pareia Cultural Produções Criativas e com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, a Mostra reforça o compromisso com o fortalecimento das tradições que nascem nos bairros, nos terreiros e nas comunidades locais. Para a idealizadora Thays Melo, o projeto é um gesto de ativismo cultural e uma forma de ampliar a visibilidade das manifestações que formam a identidade de São Lourenço. A programação também inclui atividades formativas na Escola 10 de Agosto, com a presença de representantes de manifestações reconhecidas como patrimônio imaterial.



Inspirada na figura simbólica da La Ursa, tradicional brincadeira da cidade, a Mostra aproxima o público de grupos, artistas e produções que representam a diversidade criativa do território. A edição deste ano conta ainda com sessões de cinema para crianças e adultos, oficinas culturais em parceria com o Quintal Capibaribe e uma feirinha criativa com afroempreendedores locais, consolidando o evento como um importante espaço de celebração da negritude pernambucana.


Comentários


bottom of page