MOVENTEMANGUE_ARTE projeta uma (re)invenção do próprio eu na 4ª Movência com inscrições até 12 de maio
- Beatriz Santana
- 19 de abr.
- 3 min de leitura
Projeto de Extensão da UFPE convida criadores nordestinos para integrar rede colaborativa virtual de produções artísticos-poéticos-visuais

Estão abertas as inscrições para a 4a Movência, uma ação promovida pelo projeto Moventemangue_Arte. Esta edição intitulada “Invente Você” convida criadores do Nordeste para combater o circuito artístico hegemônico por meio de uma rede e de um intercâmbio coletivo de produções reunidas em um acervo.
Coordenado pelas pelas docentes do curso de Artes Visuais, Renata Wilner e Joana D’arc, o projeto faz parte dos programas de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE, em parceria com a Universidade da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira, a Unilab.
Por visualizarem um circuito cada vez mais dominante e uma consequente dispersão das produções criativas feitas e localizadas fora do eixo Rio-São Paulo, a equipe promove o que intitula Movências. O resultado? Um rizoma que conecta e visibiliza a comunidade criativa do Nordeste por meio de instalações virtuais.
As Movências são chamadas públicas nas quais convidam criadores para somar com investigações, experimentações e relatos poéticos-pedagógicos, uma vez que o projeto possui um objetivo principal: fortalecer as manifestações visuais nordestinas, sobretudo, da periferia da região.
A troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada faz do mangue um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Algo semelhante acontece com essas chamadas públicas. Pelo compartilhamento de saberes, inspirações, experiências de vida e artísticas, os integrantes inauguram novas edições.
Por esse motivo, nenhuma Movência é igual. “Aos sonhos que nos antecedem”, “Paisagens que habitam em nós” e “Saudações do futuro” são os títulos, respectivamente, das três últimas movências organizadas pela Moventemangue_Arte. Vale destacar mais uma vez: cada uma possui um eixo poético particular que conduz e entrelaça os conteúdos.
Em 8 de abril o projeto lançou a exposição virtual “Tudo que hoje me tornei foi inventado por mim um dia” e deixou o terreno pronto para realização da quarta movência e inspiração temática para quem decidir se inscrever.
A quarta edição pede aos inscritos um diálogo com a mostra que explora as múltiplas faces do eu enquanto questiona e reimagina as próprias vivências individuais. Mais que isso, a exposição levanta os questionamentos: “Quem nós somos? O que nos define? Como nos reafirmamos em um mundo que insiste em nos encaixar em moldes rígidos?”
No site movente.org, é possível conhecer mais detalhes do projeto, bem como navegar pelo resultado na íntegra das três Movências anteriores, da exposição virtual e do “caderno educativo”, elaborado exclusivamente para complementá-la.
O caderno conta com detalhes e interpretações das obras expostas por cada criador, escritas por eles próprios ou por uma equipe de comunicação. Ao longo da 4a Movência, mais informações pretendem ser adicionadas e novas experiências proporcionadas.
Diante disso, o site sintetiza tudo que propõem, como um grande cartão postal do projeto. Pelo conhecimento de que o virtual tem limitações, elaboram uma timeline e organizam as obras de forma a proporcionar uma experiência que se aproxime ao máximo do contato presencial.
Caso conhecer o trabalho da Moventemangue_Arte e ver o resultado da exposição “Tudo que hoje me tornei foi inventado por mim um dia” tenha despertado o seu interesse de somar a rede colaborativa com alguma produção, as inscrições para a edição “Invente Você” estão abertas até o dia 12 de maio.
Quaisquer criadoras(es) de conteúdos com recorte nas expressividades visuais e/ou na arte/educação, independente de grau de instrução, titulação acadêmica ou vínculo com instituições de ensino e/ou de trabalho formal podem submeter uma única ou uma série de produções. O exigido é somente uma unidade temática.
Para isso, basta ser maior de 18 anos, residir ou ser natural em/de algum dos nove Estados do Nordeste e submeter a no formulário disponível em: movente.org. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: moventemangue.arte@ufpe.br.
Comments