top of page

Neste domingo (10), a Feira Cria realiza edição especial “Gente nordestina é pra brilhar” no Cais do Sertão, área central do Recife

Evento gratuito reunirá mais de 60 artistas e marcas autorais do Nordeste, com oficinas, música, gastronomia e produções artesanais


O Recife será palco, neste domingo (10), da 19ª edição da Feira Cria e da 2ª edição da Feira Gente, que se unem para uma edição especial com o tema “Gente nordestina é pra brilhar”. O evento acontece no Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo, das 14h às 20h, com entrada gratuita.


Cais do Sertão no Recife. Imagem: Nelson Kon/Divulgação
Cais do Sertão no Recife. Imagem: Nelson Kon/Divulgação

A programação inclui DJ set, área infantil, feira gastronômica e uma oficina gratuita de Estamparia Botânica com a artista plástica e têxtil Carmen Cavalcanti, que transita entre Recife e Coimbra (Portugal) e atua também como professora de Tenchi Tessen e Aikido (tipos de artes marciais asiáticas).


Além das atividades, o público poderá conhecer e adquirir trabalhos de mais de 60 artistas e marcas autorais do Nordeste. Entre eles, Brisa Solar, marca criada pela pernambucana Júlia Cabral, que leva para a feira seus acessórios de miçangas feitos à mão, como brincos, colares, pulseiras e enfeites para bolsas. “Comecei a fazer para utilização própria e vi que, além de me dar bem com esse tipo de artesanato, essa era uma nova forma de me expressar artisticamente”, conta a criadora.


A ilustradora e artista visual Anne Souza, também do Recife, marcará presença com ilustrações autorais que representam o feminino, seus desejos e lutas, todas feitas à mão. Sua produção transita por muralismo, pintura em tela e intervenções urbanas com lambe-lambe.


Já o designer e ilustrador Rao estreia na Feira Cria apresentando fanarts (“arte de fã”) inspiradas em produções da cultura pop, animes e jogos, além de artes originais com foco no público LGBTQIAPN+.


Outro destaque é o Tipia Coletivo Fotográfico, formado por Bel, Dani e Karol, que surgiu em 2024 após oficinas de fotografia artesanal na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru. No evento, o grupo exibe uma série de fotografias autorais feitas com a técnica histórica da cianotipia, explorando a cultura pernambucana e elementos botânicos.


Diretamente de Caruaru, o Ayó Arte – coletivo afrocentrado de criação e formação apresenta impressos e publicações artesanais que celebram as culturas afro-brasileiras. Suas peças, como prints, livros, ecobags, bottons e canecas, dialogam com a literatura, o ativismo e a estética negra.




Idealizadas pela empreendedora cultural e escritora Marina Brazil, as Feiras Cria e Gente fortalecem a produção independente e o trabalho autoral nordestino, criando um espaço de encontro e valorização da cultura regional.


Serviço:


Feira Cria + Feira Gente – edição “Gente nordestina é pra brilhar”

Quando: Domingo, 10 de agosto

Horário:14h às 20h

Onde: Cais do Sertão – Recife Antigo, Recife

Quanto: Entrada gratuita 


Comentários


bottom of page