Pernambuco destaca memória e resistência na Semana Nacional de Visita a Sítios de Memória e Consciência
- Maria Eduarda Silva

- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Memorial da Democracia, no Recife, recebe visita mediada e roda de conversa com ex-presa política da ditadura militar

A Semana Nacional de Visita a Sítios de Memória e Consciência reforça a importância da memória como ferramenta de defesa dos direitos humanos. De 8 a 12 de dezembro, museus e espaços de memória espalhados pelo país recebem atividades que ressaltam a centralidade do dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, como momento de reflexão sobre verdade, justiça e preservação de narrativas de resistência.
A iniciativa reúne instituições das cinco regiões brasileiras e destaca o papel dos Sítios de Memória e Consciência (SMC) na preservação da história recente do Brasil. Esses espaços registram violações, processos de reparação e trajetórias de enfrentamento às opressões.
Articulados por redes como a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC) e reunidos no portal em construção (smcbrasil.com), os SMC ampliam o acesso a arquivos, documentos e experiências que ajudam a compreender como a sociedade brasileira lida com suas feridas e disputas de memória.
De acordo com a organização do evento, diante do contexto atual de fortes tensões políticas e revisionismos históricos, os SMC tem o objetivo de serem ambientes de escuta e aprendizagem, por meio da promoção de análises críticas sobre o passado e o estímulo a debates.

Visita e roda de conversa no Memorial da Democracia de Pernambuco
No Recife, a programação acontece no dia 10 de dezembro, no Memorial da Democracia de Pernambuco, localizado na Estrada do Arraial, em Casa Amarela.
A partir das 15h, o espaço recebe uma visita mediada, seguida de uma roda de conversa com uma ex-presa política, que compartilha sua trajetória de enfrentamento à repressão e suas vivências no período da ditadura civil-militar.
A iniciativa reforça o lugar fundamental de Pernambuco na preservação das narrativas de resistência no Brasil, valorizando vozes que, por muito tempo, foram silenciadas.
A Semana Nacional é organizada pelos cursos de Museologia e Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a REBRAPESC e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), reforçando o papel das instituições culturais e de ensino na defesa da memória pública.
Serviço:
Semana Nacional de Visitação a Sítios de Memória e Consciência
Quando: 08 a 12 de dezembro de 2025
Onde: Em Pernambuco, será realizado no Memorial da Democracia
Informações: @sitiosmemoriabr



.png)


Comentários