Prêmio Mar Que Arrebenta seleciona romances inéditos para publicação gratuita em Pernambuco
- Isabelle Annes

- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Iniciativa da editora Arrelique busca impulsionar a escrita pernambucana

A produção literária pernambucana ganha novo incentivo com o Prêmio Mar Que Arrebenta de Literatura 2026, idealizado pela editora caruaruense Arrelique. Com o objetivo de publicar romances inéditos escritos por autores e autoras presentes no Sertão, Agreste, Mata Pernambucana e Região Metropolitana do Recife (RMR), a premiação busca fortalecer a escrita independente e a pluralidade de narrativas do estado.
O prêmio, voltado exclusivamente para a categoria de romance literário, surgiu para incentivar a produção literária local e criar novas oportunidades para autores independentes, em especial aqueles que muitas vezes não encontram espaço nas grandes editoras. Ao todo, até quatro romances inéditos serão escolhidos, contemplando as diferentes regiões de Pernambuco.
As obras selecionadas serão publicadas em edição impressa pela Arrelique, sem custos para os autores, que receberão exemplares do livro como forma de remuneração pelos direitos de publicação. Além disso, os contemplados serão homenageados com um troféu exclusivo, assinado pelo artista caruaruense Shivo Araújo.
Desde suas edições anteriores, o Mar Que Arrebenta já ajudou a revelar novos nomes da literatura pernambucana. Obras selecionadas em anos anteriores seguiram para publicação e despertaram interesse do público local, como por exemplo o romance “Dom Pirrito”, de Rafael Setestrelo, representante da Zona da Mata de Pernambuco e vencedor do prêmio em 2023.
A iniciativa se soma a outras seleções literárias regionais que fortalecem as narrativas e vozes do Nordeste no cenário cultural nacional, em um momento em que a produção independente e local vem ganhando destaque em festivais, feiras e prêmios literários.
O resultado do Prêmio Mar Que Arrebenta de Literatura 2026 será divulgado no dia 18 de maio de 2026, por meio das redes sociais da editora Arrelique e por e-mail aos contemplados. Outras informações podem ser acompanhadas pelo perfil da editora no Instagram, @arreliqueeditora.



.png)



Comentários