Cantor pernambucano traz samba autoral e denuncia preconceitos
“Criminoso”, single de Taiguara Borges, disponível desde 29 de junho em todas as plataformas digitais, é a mais nova adição ao samba de Pernambuco.
Apesar do gênero ser um símbolo da identidade brasileira, o preconceito e a violência que marcaram a trajetória desse estilo musical ainda o atingem, e atinge também os sambistas que, até os dias de hoje, sofrem com a desvalorização e com o estigma de que fazer samba “não é profissão”.
Diante disso, Taiguara utilizou do ritmo e da melodia vibrante do gênero para reverenciar a luta da classe artística e denunciou esses muitos preconceitos enfrentados por quem faz samba e batalha por mais espaço na cena musical.
No refrão de “Criminoso”, Taiguara canta “a gente é trabalhador, mas nosso som é criminoso” fazendo uma alusão à história do samba que, por ter origem na Cultura negra e popular, foi vítima de repressão desde a criminalização no final do séc. 19, por associarem a prática do samba à vadiagem, até a forte censura ocorrida durante a ditadura militar.
No single, Taiguara reforça que quem vive o (do) samba ainda sente os resquícios desse passado que se faz presente, em particular, quando um sambista permanece lutando, em meio a desvalorização, para enfim ser reconhecido como trabalhador.
Ouça “Criminoso”, o samba de Taiguara Borges, que tá disponível em todas as plataformas digitais, e conta com um clipe massa lá no YouTube!
Você encontra mais dos trabalhos desse artista pernambucano que mantém viva a tradição e o espírito do samba em @taiguaraborges
Comentarios