top of page
Foto do escritorLetícia Barbosa

Teatro negro é destaque na programação do Off Rec

Com rodas de conversa, oficinas e espetáculos, o evento acontece no Teatro Hermilo Borba Filho como parte do 23º Festival Recife de Teatro Nacional


Foto: Ubira Machado

Desde a última quinta (21), a capital pernambucana tem sido palco para uma gama de produções teatrais de diferentes partes do Brasil. O 23º Festival Recife do Teatro Nacional segue com programação até o dia 1º de dezembro ocupando equipamentos culturais e de lazer em vários pontos da cidade. Este ano a novidade é o Off Rec, que recheia o evento com discussões e montagens experimentais e em construção, com destaque para o Teatro Negro.


Destaques da programação


A programação do Off Rec ocorre no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, com atividades pela manhã, tarde e noite, desde a última segunda(25), com rodas de conversa, oficinas e, claro, espetáculos. 


Nesta terça (26), o Coletivo À Margem  comanda a oficina “Vivência de Teatro Hip Hop”. Essa vertente é caracterizada pela soma do Teatro Épico e da Cultura Hip Hop, trazendo elementos como o ator-MC. O grupo termina o dia com a apresentação de “Xirê”, que leva ao palco as vivências de jovens periféricos, com seus sonhos e desejos, muitas vezes, deixados de lado pela realidade de desigualdade. 


Ainda na terça, o ator e dramaturgo Marconi Bispo propõe uma experiência itinerante. "ONÁ DÚDÚ: Caminhos Negros no Bairro do Recife" mistura performance  e história enquanto transita pelo território negro no Recife Antigo.


A roda de conversa coloca o Teatro Negro em perspectiva. A mesa contará com a participação, de Jefferson Vitorino, da Cia. Máscaras Negras, dedicado a uma metodologia de desconstrução do Teatro de origem europeia, e o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Alexandre


Já na quarta (27), é a vez do Coletivo À Margem voltar ao Off Rec para explorar outra faceta: a autoficção. O grupo leva ao público “Não. Tá. Fácil”, com solos autobiográficos que partem de questões individuais para se conectar com problemas coletivos.


Na sexta (29), o ator, coreógrafo, dramaturgo e pesquisador, Kléber Lourenço, toma conta da programação, conversando sobre a escrita negra para o teatro e apresentando seu espetáculo “Negro de Estimação”, baseado no livro de contos de Marcelino Freire.  


Esta edição do Off Rec coloca em cena ainda temas como envelhecimento e a relação da produção teatral com a comunicação.


 

Confira a programação completa :


TERÇA-FEIRA (26)


  • 9h às 12h - Vivência de Teatro Hip Hop, com o coletivo À Margem (PE) e Bento Francisco (PE)


  • 15h às 17h - Espetáculo ONÁ DÚDÚ: Caminhos Negros no Bairro do Recife, com Marconi Bispo e Coletivos (PE). Espetáculo itinerante, com concentração no Teatro Apolo


  • 17h30 às 19h - Roda de Diálogo Teatro Negro em Perspectiva, com Marcos Alexandre (UFMG) e mediação de Jefferson Vitorino (Cia. Máscara Negra)


  • 20h - Espetáculo Xirê, do Coletivo À Margem


QUARTA-FEIRA (27)


  • 9h às 12h - Vivência Criando Autoficções, com a Cia. Teatro da UFPE (PE)


  • 16h às 17h30 - Roda de Diálogo Processos Criativos Autoficcionais, com Marcondes Lima (UFPE) e Rodrigo Dourado (UFPE). Mediação de Fátima Pontes (Escola Pernambucana de Circo)


  • 18h - Espetáculo Não. Tá. Fácil, do Coletivo À Margem (PE)


  • 20h - Espetáculo Palestra Babau, Pancadaria e Morte, com Marcondes Lima e Mão Molenga (PE)


QUINTA-FEIRA (28)


  • 9h às 12h - Vivência Contornos do Tempo: Ensaio na Terceira Idade, com o grupo Memória em Chamas (PE)


  • 16h às 18h - Roda de Diálogo Teatro, Memória e Envelhecimento, com Rodrigo Cunha (IFPB) e equipe do espetáculo Senhora. Mediação de Manu de Jesus, da Creative’se Cultural


  • 18h - Espetáculo Baba Yaga, da Cênicas Cia. de Repertório (PE)


  • 20h - Espetáculo Senhora, de João Pedro Pinheiro (UFPE)


SEXTA-FEIRA (29)


  • 9h às 12h - Vivência Dramaturgias Urgentes: Escritas e Cenas Negras, com Kléber Lourenço (PE)


  • 18h - Espetáculo Poema - Desmontagem, da Cia do Ator Nu (PE)


  • 20h - Espetáculo Negro de Estimação - Desmontagem, com Kléber Lourenço (PE)


SÁBADO (30)


  • 10h às 12h - Abertura de Processo Senhora dos Sonhos, com Ceronha Pontes e Gonzaga Leal (PE)


  • 14h às 17h - Roda de Diálogo Teatro e Comunicação na Era Digital: por e para onde caminhamos”, com Aline, da Vendo Teatro; Fernanda, da Teatralizei; Ricardo Maciel, do Palco Pernambuco. Mediação de Márcio Bastos


  • 18h - Performance O Problema é a Cerca, com Renna Costa (PE)


  • 20h - Roda de Diálogo Vedetes e Vivecas: Mulheres do Vivencial, uma homenagem a Ivonete Melo, com Suzana Costa, Auriceia Fraga e Zélia Sales. Mediação de Hilda Torres

Comments


bottom of page