top of page

Videoclipe pernambucano de brega é indicado a prêmio nacional da UNESP

Produzido por estudantes da UFPE, “Mágoa Abaixo”, de Levi Oficial, concorre ao Loco de Ouroe pode marcar a primeira vitória do brega pernambucano em nível nacional


(Imagem: DomyFilms / divulgação)
(Imagem: DomyFilms / divulgação)

Os indicados à 11ª edição do Loco de Ouro, premiação nacional promovida pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e considerada o maior reconhecimento do audiovisual universitário brasileiro, foram revelados na última semana. Entre os finalistas, Pernambuco aparece na categoria Melhor Videoclipe com o trabalho “Mágoa Abaixo”, do cantor Levi Oficial. A cerimônia acontece no dia 29 de outubro, a partir das 18h, no Anfiteatro Guilhermão, no campus da UNESP em Bauru (SP), com transmissão ao vivo pelo canal FAAC WebTV no YouTube.


Música e denúncia social


Com uma narrativa marcada pela crítica e pela sensibilidade, “Mágoa Abaixo” é uma produção independente que dialoga com a realidade das periferias e traz à tona o tema da dependência química — assunto pouco explorado na atual cena do brega recifense. O roteiro é uma adaptação livre de um conto do professor Hélio Marques Pajeú, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que inspirou o enredo sobre a solidão de quem assiste alguém próximo se perder no mundo das drogas.


A versão audiovisual expande a história original, criando novos cenários e tramas, além de apresentar um flash-forward (narrativa que avança no tempo, apresentando eventos que se projetam para o futuro) que evidencia as consequências devastadoras do vício.


“Essa é uma pauta urgente dentro do movimento brega”, afirma Levi Oficial. “A última vez que uma dependência química foi retratada de forma negativa no gênero foi há mais de 13 anos, com um clipe da Banda Nova Reação. Hoje, com o crescimento das redes sociais, muitos artistas passaram a associar o uso de drogas a uma ideia de status, o que influencia diretamente a juventude periférica”, completa.


Produção universitária e representatividade


O videoclipe foi produzido sob o selo independente DomyFilms, com direção assinada por Dominyque Regison e Thales Martins, estudantes de Jornalismo da UFPE. A equipe ainda contou com a atriz Natália Júlia no elenco e com a assistência de produção de Naldo Araújo, Gildo Francisco, João Victor e Jefferson Pereira. As filmagens aconteceram em quatro comunidades de Pernambuco, com o apoio de pequenos comércios locais, reforçando o caráter colaborativo e comunitário do projeto.


O brega no audiovisual nacional


A indicação marca um momento simbólico para a música brega pernambucana, que historicamente foi marginalizada em espaços formais de cultura e comunicação. Caso “Mágoa Abaixo” conquiste o prêmio, será a primeira estatueta nacional do gênero em uma premiação de audiovisual universitário.


O videoclipe concorre com as produções “Empty Love” e “Derby Louco”, ambas de universidades de São Paulo. O 11º Loco de Ouro será transmitido ao vivo no dia 29 de outubro, às 18h, pelo canal da FAAC WebTV no YouTube: youtube.com/@faac_webtv.


Assista o clipe abaixo:



Comentários


bottom of page