Cine PE abre inscrições para a 30ª edição com mostras competitivas de curtas e longas-metragens
- Maria Eduarda Silva

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Festival celebra três décadas destacando a produção audiovisual brasileira

O Cine PE abriu as inscrições para suas mostras competitivas de 2026, marcando uma edição especial, o 30º aniversário do evento, um dos mais tradicionais do circuito nacional. Realizado no Recife, o festival acontece entre os dias 1° e 7 de junho de 2026, reunindo novas vozes e nomes consolidados do cinema brasileiro.
As inscrições seguem abertas até o próximo dia 31 de dezembro, e devem ser feitas online através deste link. Podem participar produções brasileiras e coproduções internacionais finalizadas em formato digital.
O festival recebe obras para três categorias: mostra de curtas pernambucanos, de curtas nacionais e de longas brasileiros. Os curtas devem ter até 22 minutos (incluindo créditos), e longas precisam ter mais de 70 minutos. São aceitos filmes de ficção, animação e documentário.
A seleção será conduzida por uma curadoria especializada, que levará em conta critérios como qualidade técnica e artística, além da trajetória da produtora e direção.

Para a edição de 2026, o Cine PE reforça seu compromisso com a inclusão: todos os filmes selecionados deverão apresentar legendagem descritiva em português para pessoas surdas e ensurdecidas, além de audiodescrição. Os títulos escolhidos competem pelo Troféu Calunga, símbolo histórico do festival e um dos prêmios mais reconhecidos do audiovisual nacional.
Serviço
30º Cine PE – Festival do Audiovisual 2026
Inscrições: 17 de novembro a 31 de dezembro
Informações: @cinepeoficial



.png)



Comentários