A música traz frevo e poesia para abrir os caminhos do novo álbum do artista

Ainda é início de fevereiro, mas os sinais do Carnaval já estão brotando por aí. Isso porque o calor e a vivacidade da festa estão estampadas no novo trabalho do cantor e compositor Vinícius Barros.
Lançada no último dia 28 de janeiro, a canção “Calor e Saudade” traz a tradição do frevo, desabrochada em arranjos de Rafael Marques tocados pela orquestra Malassombro, que é somada à letra poética de Vinícius. É uma verdadeira dose – que queima e anima – dos próximos passos que estão por vir.
Somando-se ao EP “Universo”, que marca a estreia de Vinícius como cantor em 2015, ao álbum “Banzo”, de 2017, e a diversos outros trabalhos, “Calor e Saudade” é o single que abre os caminhos do novo disco do artista, previsto para chegar em março deste ano. O projeto tem incentivo do Edital Funcultura de Música e a produção musical é de Juliano Holanda.
Multiartista, Vinícius Barros desponta na cena musical independente através de composições e sonoridades que contam a narrativa do cenário em que vive. As raízes pernambucanas e negras são presenças fortes, assim como questões sociais, a cidade, a vida urbana e, claro, as pessoas e os afetos que as cercam.
Além dos álbuns, o cantor também lançou, em novembro de 2020, o single “Pra Abraçar quem sou”, que celebra o Dia da Consciência Negra. Em 2021, surgiram mais duas canções, dessa vez em parceria com os músicos Júlio César Mendes (sanfona) e Rafael Marques (bandolim), “Quando isso passar” e “Pó de Estrelas". Já em 2023, a música "1975", presente no álbum “Banzo”, compôs a trilha do minidocumentário “Órfãos do Mangue”, que aborda a destruição ambiental e o impacto nas comunidades pesqueiras.
“Calor e Saudade”, por sua vez, já chega trazendo bastante empolgação, tanto pelo clima da canção, quanto por anunciar que vem ainda mais de Vinícius Barros por aí. Para quem já acompanha, fica a curiosidade de saber o que o novo disco reserva aos ouvintes. Para quem está chegando agora, fica o convite – e o conselho – de acompanhar um artista com obra tão rica.
Você pode escutar “Calor e Saudade” na sua plataforma de música preferida. Ah, antene-se aqui na Manguetown Revista para ficar por dentro dos próximos passos do artista.
Comments