Miró da Muribeca faleceu em 2022 mas seu legado e memória seguem presentes em Pernambuco
João Flávio Cordeiro da Silva, mais conhecido como Miró da Muribeca, foi e é um poeta pernambucano de grande destaque e prestígio. Com mais de 17 livros lançados, ele completaria 64 anos nesta terça-feira (6), data que, em sua homenagem, foi instituída como o Dia do Alegrismo.
Para celebrar, foi instituída, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, uma série de eventos em homenagem ao legado do poeta.
A programação começa às 13h, com oficinas de poesia e contação de história para estudantes da Escola Porto Digital, no Bairro do Recife, centro da cidade. Participam o poeta Gleison Nascimento, com a oficina “A poesia, o corpo, a rua”; a poeta Odailta Alves, com "Poesia Ancestral: “Nossos versos vêm de longe" ; e o ator Plínio Maciel, com a contação de história “Saca Miró?”
Conheça mais sobre Miró:
A festa segue para o cinema: a partir das 20h, será exibido filmes que se relacionam com Miró e sua obra, no bar Super 8, na Rua Mamede Simões, bairro de Santo Amaro, centro da cidade.
Mas não para por aqui: a semana está repleta de oficinas e palestras em memória de Miró.
Sexta-feira (9) será realizado o Sarau H2love (inspirado em poema de Miró) coma participação das poetas Flávia Gomes, Renata Santana e a cordelista Susana Morais, às 19h, no Muafro.
Já no domingo (11), às 15h, também no Muafro, acontece uma roda de conversas com Silvana Menezes e Suzana Moraes, mediação da atriz Daniela Câmara.
A programação acaba em frente à estátua de Miró, na av. Rio Branco, Bairro do Recife, com recital o "Apesar dos efeitos colaterais o amor ainda é o melhor remédio”, que reunirá as Violetas da Aurora e Vozes Femininas e, na sequência, um show de Isaar e Afonjá, a partir das 16h.
Veja também:
Comments