Dia do Rock: 4 bandas pernambucanas pra dar play
- Maddu Lima

- 13 de jul.
- 2 min de leitura
Comemorado desde 1985, a data celebra um dos gêneros mais populares do mundo.
Em 2025, o Dia do Rock completa 40 anos. A ideia surgiu a partir do cantor Phil Collins, como forma de homenagear o mega festival de rock Live Aid, que reuniu grandes artistas com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. No Brasil, a comemoração se consolidou principalmente por conta de duas rádios paulistas, a Rádio Rock (89 FM) e a Rock FM, que aderiram a ideia de Phil e popularizaram a data por aqui.
Em Pernambuco, o rock começou a ganhar visibilidade nos anos 1990, com o fortalecimento de movimentos e festivais como Abril pro Rock e PE no Rock, que abriram espaço e divulgaram bandas do gênero no cenário local. O Estado tem um histórico musical potente e diverso e nomes como Nação Zumbi e Ave Sangria inspiram a nova geração de artistas que nascem a cada dia.
E para celebrar o dia do Rock, a Manguetown Revista preparou uma lista com 4 bandas pernambucanas pra você dar o play:
Devotos
Composta por Cannibal, Neilton e Celo Brown, a banda surgiu nos anos de 1980, nas ruas do Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, carregando um inconformismo com as desigualdades sociais e um discurso politizado. Com uma forte identidade sonora, que mistura hardcore, punk e reggae, o grupo já lançou 9 álbuns, o mais recente Punk Reggae (2020). Entre as faixas marcantes estão Periferia Fria, Mas Será Benedito? e Fé Demais.

Saga HC
Diretamente de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, a banda Saga HC surgiu com a mesma energia de denúncia e inconformismo que impulsionou o Devotos. O grupo nasceu como resposta às dificuldades enfrentadas no bairro, composta por Beto no vocal, André e Kléber na guitarra, Marcelo no baixo e Paulinho na bateria, o grupo tem mais de 20 anos de estrada e conta com álbuns como “Mais Consciente e Mais Agressivo”. Entre os destaques estão as faixas Carcará Batendo Asas e Verdadeiros Marginais.

Sonika
Formada por Rafael Giordani no vocal e na guitarra, Diogo Velho-Barreto na guitarra, Peu Lima na bateria e Victor Santos no baixo, a Sonika surgiu em 2020 no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Unindo o peso do rock com letras que flertam com a crítica social, a banda lançou "Candoca" como seu single mais recente a faixa contou com a participação especial de Fred04, vocalista da icônica Mundo Livre S/A, um dos nomes importantes do manguebeat.

Geração Mangue
Do Alto do Pascoal, Zona Norte do Recife, a Geração Mangue completou 30 anos em 2025. Composta por Segundinho Spider no vocal e na guitarra, Wagner Santos na guitarra, Nildo Gaspar no contrabaixo, André Silva na bateria, a banda traz em sua essência um estilo de música denominado como Rockmangue. Em suas letras a banda reforça o pertencimento territorial e a resistência das periferias.

Nesse dia do Rock, vale celebrar não apenas as guitarras distorcidas, mas também as histórias de resistência, criatividade e identidade que cada uma dessas bandas carrega e lembrar que o Rock feito em Pernambuco tem muito a mostrar, a tocar e a transformar.



.png)



Comentários