Clipe de "Ibura City" veio, para Newerih, acompanhado de uma responsabilidade: fazer com que mais pessoas o conheçam e conheçam o Ibura.
É a hora de colocar o Ibura no topo! Foi o que pensou Newerih no momento em que idealizou "Ibura City". Com clipe lançado no último domingo, (11), o artista fez uma alusão ao bairro da Zona Sul do Recife, onde vive até hoje.
“Esse clipe não é apenas sobre um menino que faz música e mora no Ibura. Eu quero que esse clipe seja a apresentação do nosso bairro para o mundo”, disse Newerih em entrevista para a Manguetown Revista.
Newerih é um artista pernambucano que vem fazendo o corre de forma independente. Para agregar na música urbana e compor a arte que produz, faz uso de melodias e letras com uma vibe singular, e ainda, aproveita o espaço para promover a comunidade onde vive e exaltar os muitos talentos que a compõem e só precisam de uma chance para serem vistos e valorizados. Já o Ibura é um bairro periférico da Região Metropolitana do Recife (RMR) que, muitas vezes, priorizam reportar a violência e os problemas como os únicos pontos a serem vistos em detrimento das muitas manifestações artísticas e culturais que fazem parte do dia a dia do bairro.
Uma perspectiva diferente da que costumam compartilhar
“Eu acredito que o que leva o Ibura a sofrer esse preconceito não é somente a violência que tem no bairro, mas também a falta de conhecimento e informação cultural do que tem no nosso bairro”, pontuou.
A necessidade de mostrar o lado cultural do Ibura, para combater as informações incompletas que são disseminadas e só fortalecem os preconceitos acerca do bairro, motivou Newerih a transformar em palco a quadra do Buraco da Gata, situada na comunidade de Três Carneiros Alto, e fazer da vista dos morros, característicos do bairro, o cenário de fundo da canção. O objetivo foi apresentar outra perspectiva. A perspectiva de um território repleto de vida e talentos, com crianças fazendo uso de um espaço enfeitado pelas pinturas e grafites produzidos pelos próprios moradores.
Versos que dizem mais do que aparentam dizer
Com o verso “nem tudo são flores, mas nem tudo é crime”, Newerih reforça que a periferia nada mais é do que a morada de uma população historicamente marginalizada e vítima de estereótipos que a julgam como propensa à criminalidade. Essas pessoas precisam diariamente caminhar na contramão desses preconceitos para mostrar toda a potência das produções culturais, artísticas e políticas que nascem na comunidade e que tomam força ao transitar pelos morros, ladeiras, ruas e escadarias característicos dos muitos bairros periféricos do Recife.
Apesar do Ibura ter sido o palco e a inspiração da vez, o objetivo de Newerih não foi somente fazer uma apresentação do bairro, e sim reafirmar que “Ibura City” é um grito periférico. O grito reverbera para muitas comunidades que só são vistas pela violência e periculosidade quando, na verdade, têm muita cultura para mostrar! Por isso, Newerih reforça:
“Eu espero muito que esse trabalho não seja só apresentado pro mundo, mas que inspire e motive a todos que vem de comunidade a não desistir dos seus sonhos”, finalizou.
Assista ao clipe de “Ibura City”, disponível no YouTube:
Acompanhe mais dos trabalhos do artista pernambucano independente seguindo @newerih no Instagram.
Σχόλια