"O que é isso, Mainha?" Olegário Lucena leva música às feiras públicas em projeto itinerante
- Guilherme dos Santos

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Apresentações acontecem durante o mês de janeiro e artista passa por cidades do Sertão e da Zona da Mata Norte pernambucana

A partir deste sábado (10), o cantor, compositor e instrumentista Olegário Lucena dá continuidade ao projeto itinerante “O que é isso Mainha?”, que se propõe levar a música independente para as feiras públicas no interior de Pernambuco. Com a participação dos musicistas João Paulo Rosa e Neguinho Arcoverde, as apresentações acontecem nas cidades de Goiana e Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, e em São José do Egito e Arcoverde, no Sertão pernambucano. Os momentos contam com recurso de acessibilidade comunicacional de interpretação em Libras para a comunidade surda.
Surgida em outubro de 2025, quando passou por cidades do Agreste, a proposta das apresentações nasceu a partir das lembranças de infância do artista. Ao se deparar com o trabalho de violeiros da feira livre da cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Olegário, ainda menino, indagou uma pergunta que, tempos depois, inspiraria o nome do projeto: “O que é isso, mainha?”, questionava, diante da novidade musical. Por isso, para o cantor, “a ideia tem relação com o resgate da memória afetiva, unindo música, poesia e ancestralidade”, declara.

Para além dos momentos musicais, o projeto busca divulgar o ofício da arte de rua e revelar novos artistas que tocam, cantam e performam nessas cidades. O objetivo, sobretudo, é valorizar a cultura do interior pernambucano e fortalecer o pertencimento identitário dentro desses territórios.
“Essas apresentações artístico-culturais também são momentos que proporcionam variações e performances ao vivo, ao mesmo tempo com identidade própria de cada artista, o que cria uma identificação e possibilidade de aproximação com o público que por lá caminha, ali na hora”, comenta Olegário.
Com vivências artísticas na rua há mais de 10 anos, Olegário Lucena toca em feiras, praças, terminais, e leva para esses espaços a arte desenvolvida ao longo da carreira, que neste ano completa duas décadas. O “O que é Mainha?” é mais um capítulo da jornada do cantor, e é fruto do incentivo público, com o financiamento do edital Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco), por meio do Governo de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE). Confira abaixo a programação completa de janeiro:
10 de janeiro (sábado):
Cidade: Goiana
Local: Complexo Comercial
Participação: João Paulo Rosa
11/01 (domingo):
Cidade: Tracunhaém
Local: Feira livre da cidade
Participação: João Paulo Rosa
17/01 (sábado):
Cidade: São José do Egito
Local: Feira livre da cidade
Participação: Neguinho Arcoverde
18/01 (domingo):
Cidade: Arcoverde -
Local: Feira do São Cristóvão (Pátio Lídio Cordeiro)
Participação: Neguinho Arcoverde
Todas as apresentações começam às 9h



.png)



Comentários