top of page

“Observa 3” ocupa Torre Malakoff com obras de cinco artistas visuais em mostra coletiva gratuita

Exposição já está em cartaz e segue aberta ao público até o fim de agosto, com trabalhos que exploram memória, território, afetos e ancestralidade 


A Torre Malakoff, no Bairro do Recife, recebe a exposição coletiva “Observa 3”, reunindo obras de cinco artistas visuais selecionados por edital da Fundarpe. A mostra, que ocupa o térreo e o primeiro andar do equipamento cultural, já está aberta ao público e celebra a arte contemporânea com entrada gratuita. Os trabalhos apresentados são assinados por Ana Neves, Geoneide Brandão, Ícaro Galvão, Luciana Borre e Paulo Oliveira Quacula, e podem ser visitados até o fim de agosto.


Torre Malakoff. Imagem: Morgana Narjara/SECULT FUNDARPE
Torre Malakoff. Imagem: Morgana Narjara/SECULT FUNDARPE

No térreo, o público encontra a exposição Encontros Monumentais, do recifense Ícaro Galvão, composta por nove obras em grandes formatos e vídeo, feitas com a técnica da cianotipia artesanal. A série propõe uma imersão visual em paisagens rochosas do interior de Pernambuco, com tonalizações feitas a partir de infusões vegetais. A proposta convida a um deslocamento sensível do olhar, entre o natural e o simbólico, o céu e a terra. A mostra também oferece atividades educativas, como visitas mediadas e oficina de cianotipia.


No primeiro andar, as outras quatro exposições evidenciam narrativas diversas. Ana Neves, com Tropical Trópico: aqui tudo derrete, investiga deslocamentos de corpos e territórios do Sul Global com obras híbridas entre textos, pinturas e desenhos. Geoneide Brandão, artista não binário vindo do Sertão de Alagoas, apresenta Entre nós todo o indizível se faz presente, com pinturas que abordam afetos dissidentes e subjetividades queer. Já Luciana Borre expõe ?Toda vez que me perco de mim?, um conjunto de obras têxteis nascidas da introspecção pandêmica, enquanto Paulo Oliveira exibe esculturas feitas com madeiras naturais, fruto de sua longa trajetória como velejador e escultor.



A mostra reafirma o compromisso da Torre Malakoff com a valorização das artes visuais em Pernambuco. Segundo a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o espaço cumpre seu papel de formação de público e visibilidade a novos artistas. A proposta é ampliar o acesso à arte e manter os equipamentos culturais do estado como espaço de fruição e pertencimento. Com curadoria cuidadosa e múltiplas linguagens, Observa 3 é uma oportunidade para refletir sobre identidade, memória, natureza e resistência por meio da arte contemporânea.



Comentários


bottom of page