top of page

Projeto Ocupação Espaço O Poste abre convocatórias para atrações artísticas e residência teatral

Inscrições gratuitas ocorrem até dia 31 de março e selecionam espetáculos e ações culturais com foco na diversidade e na cultura afrodescendente

Espaço O Poste - Foto: Diangelo Ferreira
Espaço O Poste - Foto: Diangelo Ferreira

O Grupo O Poste Soluções Luminosas está com convocatórias abertas para compor a programação cultural do projeto Ocupação Espaço O Poste, no Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Instagram @oposteoficial. O processo seletivo contempla espetáculos de Teatro, Dança e Contação de Histórias, além de ações desenvolvidas por jovens pretos.


O chamamento geral busca selecionar nove atrações culturais que irão integrar a agenda do espaço ao longo de 2024. Serão escolhidos seis espetáculos de Teatro Adulto, um espetáculo de Dança e dois espetáculos de Contação de Histórias voltados para crianças. O prazo para inscrições termina segunda (31).


Já o Chamamento “Ítàn do Jovem Preto” convoca três ações culturais protagonizadas por jovens entre 16 e 22 anos, podendo ser em formato solo, duo ou grupo. A palavra “Ítàn”, do iorubá, significa história ou conto e representa a tradição oral afrodescendente. A convocatória tem como objetivo dar visibilidade a narrativas pretas no Recife, fortalecendo a identidade cultural. As inscrições podem ser feitas até terça-feira, 1º de abril.


Os selecionados terão suas apresentações integradas à programação do Ocupação Espaço O Poste, que enfatiza a cultura afropindorâmica como eixo temático essencial para a diversidade e cidadania. Os resultados serão divulgados até o final de abril pelo Instagram e pelo blog do grupo.


Residência O Postinho forma jovens artistas pretos

Paralelamente às convocatórias, segue aberta a inscrição para a Residência O Postinho, voltada para jovens pretos do Recife entre 18 e 22 anos. O programa, que acontece entre abril e novembro de 2024, oferece ajuda de custo e aulas formativas sobre voz, corpo, dramaturgia, história do teatro negro e danças afrodiásporicas.


Núcleo O Postinho - Foto: Samuel Santos
Núcleo O Postinho - Foto: Samuel Santos

Ao final da residência, os participantes irão encenar um espetáculo inédito, e um dos integrantes será selecionado para ingressar no Núcleo O Postinho, coletivo artístico criado em 2023 pelo grupo O Poste. O prazo para inscrições na residência vai até segunda (31).


O projeto Ocupação Espaço O Poste conta com o incentivo do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas - Espaços Artísticos e promoverá uma programação regular entre maio e dezembro de 2024. Com sede reformada e estrutura renovada, o espaço se prepara para oferecer ao público uma experiência cultural vibrante e diversa. “Agora também estamos com nossa sede totalmente reformada. Assim, o Espaço O Poste estará aberto ao público de cara nova, com mais conforto e com uma programação efervescente e variada a cada mês”, destaca a atriz Naná Sodré, integrante do grupo.


Naná Sodré, Samuel Santos e Agrinez Melo - Foto: Arquivo O Poste
Naná Sodré, Samuel Santos e Agrinez Melo - Foto: Arquivo O Poste

Serviço:

Convocatórias artísticas para o projeto Ocupação Espaço O Poste


Chamamento Geral para Teatro Adulto, Dança e Contação de Histórias

Para espetáculos artísticos em geral com enfoque na cultura afropindorâmica

Inscrições até segunda (31/03)


Chamamento “Ítàn do Jovem Negro”

Para ações artísticas que protagonizam histórias de jovens pretos do Recife

Inscrições até terça (01/04)


Chamamento Residência O Postinho

Para residência artística com jovens pretos junto ao Núcleo O Postinho 

Inscrições até segunda (31/03)



Comentários


bottom of page