top of page

Último dia de inscrições: FestCine Itaúna e Mostra da Diversidade Sexual do Sertão do Pajeú recebem filmes para a próxima edição

Do Agreste ao Sertão pernambucano, os dois importantes festivais encerram o período de submissão nesta segunda (30)


(FestCine Itaúna - Foto: Divulgação / Karol Santiago)
(FestCine Itaúna - Foto: Divulgação / Karol Santiago)

Nesta segunda-feira (30), chegam ao fim as inscrições para dois importantes festivais de cinema com atuação descentralizada em Pernambuco: a 6ª edição do FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema de Itaúna, no Agreste, e a 4ª Mostra da Diversidade Sexual do Sertão do Pajeú, no Sertão. Ambos os eventos reforçam o poder do audiovisual como instrumento de inclusão, memória e expressão coletiva.


Com propostas particulares, os dois festivais oferecem inscrições gratuitas e oportunidades para cineastas, coletivos e estudantes de todo o Brasil. As produções selecionadas farão parte de programações que aliam arte, debate, formação e protagonismo social.


FestCine Itaúna: cinema sob o céu do Agreste


De 29 de julho a 5 de agosto, o povoado de Itaúna, na zona rural de Caruaru, se transforma em uma grande sala de cinema ao ar livre. O FestCine Itaúna chega à sua 6ª edição como um dos mais significativos festivais de cinema realizados em território rural no Brasil, destacando-se pelo envolvimento da comunidade, pelas ações de formação e pela exibição gratuita de curtas, longas e videoclipes de realizadores nacionais e internacionais.


Com produção de Túlio Beat e idealização do educador e cineasta Paulo Conceição, o evento nasceu em 2019 a partir de oficinas com jovens de comunidades rurais. Desde então, o festival se fortalece como uma plataforma de transformação social, valorizando vozes emergentes e narrativas periféricas.


As categorias competitivas estão organizadas em cinco mostras:


  • Mostra Itaúna – Curtas de estudantes do ensino fundamental e médio;

  • Mostra Cururuá – Curtas de universitários ou participantes de oficinas e cursos livres;

  • Mostra Anu-preto – Curtas nacionais e internacionais sem restrição temática;

  • Mostra Mocó – Longas-metragens (mínimo de 60 minutos);

  • Mostra Cutia – Videoclipes de até 20 minutos.


Os filmes concorrem ao simbólico Troféu Cururu de Ouro, criado pelo artesão Horácio Rodrigues, do Alto do Moura, e avaliados por um júri técnico e pelo Júri Jovem, composto por adolescentes das zonas rurais de Caruaru.


Além das sessões, o FestCine promove oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e oferece alimentação e hospedagem aos realizadores selecionados, num ambiente de acolhimento e troca entre artistas e comunidade.


Mostra da Diversidade do Sertão do Pajeú: visibilidade LGBTQIAP+ no cinema e no sertão


(Mostra da 3ª edição com visita dos alunes da rede municipal - Foto: Divulgação/ Quell Lima)
(Mostra da 3ª edição com visita dos alunes da rede municipal - Foto: Divulgação/ Quell Lima)

Já no Sertão do Pajeú, a 4ª Mostra da Diversidade Sexual acontece entre agosto e setembro, com sessões no Cine São José, no Bairro Borges e na Comunidade Rural da Serra Vermelha, em Afogados da Ingazeira. A mostra é dedicada a curtas-metragens com temática LGBTQIAP+ ou realizados por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade.


Pela primeira vez com caráter competitivo, o evento é realizado pela Xerém Produções em parceria com o Coletivo Filhes do Pajeú, com apoio da Pajeú Filmes e incentivo do Funcultura/Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo do Estado.


Podem ser inscritos curtas de até 25 minutos, finalizados a partir de janeiro de 2021. A curadoria dá prioridade a obras que contenham ferramentas de acessibilidade, como LIBRAS e LSE, e a mostra também contará com uma sessão especial 18+, a ser realizada no dia 6 de setembro, no Cine São José.


O Troféu Geraldo Berardinelli, que homenageia o artista múltiplo do Sertão do Pajeú, será entregue ao melhor filme de cada mostra competitiva e em categorias como Direção, Roteiro, Atuação, Figurino, Direção de Arte, Trilha Sonora e outras.

Além das exibições, a programação inclui atividades formativas voltadas para o fortalecimento de discussões voltadas para as demandas e expressões da comunidade LGBTQIAP+




Último dia para inscrições (30 de junho)


FestCine Itaúna – 6ª edição

Data: 29 de julho a 5 de agosto de 2024

Local: Povoado de Itaúna, zona rural de Caruaru – PE

Categorias: curtas, longas e videoclipes (até 20 min ou acima de 60 min)


4ª Mostra da Diversidade Sexual do Sertão do Pajeú

Data: agosto a setembro de 2025

Locais: Cine São José, Bairro Borges e Serra Vermelha – Afogados da Ingazeira – PE

Categoria: curtas LGBTQIAP+ com até 25 minutos, finalizados a partir de 2021



Comments


bottom of page