top of page

Conheça New Era, grupo de artistas independentes que vem conquistando espaço na arte de Pernambuco.

Diretamente da cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), um grupo de jovens vivenciam uma nova fase da vida.


Em entrevista exclusiva, a Manguetown Revista conversou com o cantor Artur Bruno, conhecido como HZ081, CEO e fundador da New Era. Ele contou um pouco sobre a origem do grupo até a era atual. 


“Em algum momento ali no estúdio, a gente tava falando, pô, mano, a gente tá vivendo uma fase diferente, sabe, uma fase massa pra gente, única, uma nova era mesmo” conta HZ.


Início 


Imagem: Nico/Divulgação

Há dois anos, um grupo de amigos, cantores e artistas independentes uniam laços profissionais, sonhos e vivências em algo novo: Artur Bruno (HZ081), Leandro Tertuliano (Leemici) e Wagner Willyam (Will Otosaka).


“Começou logo só com a gente três, há uns dois anos atrás a gente começou juntos, soltando o nosso primeiro single, que foi Fumaça, e a gente não tinha nem tanta essa ideia de formar um grupo, sabe? Só que a gente fez a música, anunciamos ali, soltamos a prévia, e foi algo que viralizou bastante aqui pela nossa cidade, o pessoal abraçou muito, e daí a gente se viu na necessidade de unificar” disse o cantor.


No intuito de unir metas e sonhos, conquistar um espaço na cultura local, e realizar produções com uma estética mais cinematográfica que carregasse a mensagem que queriam entregar, surge o grupo Nova Era. O intuito era trazer o empoderamento e traços culturais únicos que geram identificação na produção cultural.


“Hoje em dia a gente vê que tem uma galera que se identifica bastante com a gente, isso porque a gente não teve medo algum de adotar e dizer, pô, isso aqui é o nosso lifestyle, a gente vive e fala isso aqui”, explica HZ.


Trajetória


Com o público abraçando o primeiro single, “Fumaça” em 2022, e a união do grupo fortalecida, o primeiro EP do New Era veio no mesmo ano. Intitulada “Ascensão”, a produção é composta por duas músicas: “Quente” e “Prazer”.


“Já que a gente tava vivendo no estúdio, construindo muita coisa junto sempre, a gente acabou fazendo um mini disco ali, um EP, daí foi formulando a cara da gente, de fato, a capa que a galera começou a se identificar”, completa o artista.


Ainda no mesmo ano, o grupo lançou o single “Trama”. A faixa é uma expressão intensa das vivências e lutas de jovens da periferia, refletindo as influências do rap e do trap. No ano seguinte, as faixas “Lombra” e “Como cê tá?” chegaram às plataformas digitais e apresentaram ao público Dennys Victor (DennysApolo), que também faz parte da New Era.


Para um grupo de jovens artistas,no entanto, investir em arte e cultura não é tão fácil. A dificuldade aumenta com um dos maiores desafios: a falta de recursos e apoio financeiro. Apesar das dificuldades, o cantor não desistiu e, aos poucos, foi conseguindo melhorar o estúdio e os equipamentos. De maneira totalmente independente, a New Era foi se transformando e a equipe aumentou.


“Com a equipe é bem maior, têm alguns custos, que geralmente, se não tivesse a equipe, seriam bem mais altos: questão de fotografia, gravação de clipe, engenharia de áudio, enfim tudo isso aí é um investimento e acaba sendo um custo. Mas, tipo, ainda tem diversos outros que são todos pelo nosso bolso, né? Então, acaba tudo sendo independente da gente mesmo, sabe?” explicou HZ.


Territorialidade


Algo muito presente nas letras da música e videoclipes do grupo é a questão da territorialidade. Os artistas deixam claro de onde são e de onde vieram e, com isso, carregam o orgulho de ser da cidade de Igarassu, Pernambuco e do Nordeste.

Foto: Jouttav/Youtube

“Acho muito importante essa questão de levantar a sua localidade, levantar o nome de onde você vem, porque você vira uma gasolina pras pessoas que vão começar, pras pessoas que estão te olhando e pras pessoas que já estiveram aqui, porque querendo ou não, todos nós somos resultados de frutos plantados antes, sabe? E agora a gente vai continuar plantando esses frutos” revela o artista.


O grupo busca evidenciar artistas locais e promover o empoderamento, identificação, coragem e motivos para se orgulhar. O objetivo está em inspirar outras pessoas e fortalecer a arte e a cultura local, que não é tão valorizada e acaba, muitas vezes, ficando “invisível” até mesmo para quem a vivencia.


“Eu acho que a nossa maior missão, é ser o maior transmissor de informação possível que a gente puder ser” , conta o cantor.


Para além da música, a New Era também tem transformado o bairro de Cruz de Rebouças, trazendo visibilidade, movimentando a economia e atravessando gerações através unicamente da arte.


“Sabe, a gente bateu muito nessa tecla. Não teve nenhum tráfego pago, de questão, tipo assim, pro clipe rolar, pras coisas da internet rolar. E a galera que se mobiliza, de fato, é a galera que se mobiliza. São pessoas que acreditam realmente. E, se acreditam é porque tem alguma coisa que a gente tá fazendo que tá mostrando que valeu a pena, né?” Conta Fernanda Souza, Assessora e social media da New Era.

Bandoleiro


Um dos últimos lançamentos do grupo aconteceu no dia 11 de agosto, o clipe da música “Bandoleiro”. A produção conta com uma pegada faroeste, mas traz referências locais, que é uma característica da New Era. O clipe também tem um conceito de moda, onde o estilista Efraim Tavares levou como base o desfile da Coleção Masculina Fall-Winter 2024.



A Nova Era é agora


O grupo tem conquistado espaço e mostrado que veio para ficar. A “Nova Era” é agora e vai muito além da produção audiovisual. Ela é sobre identificação, ancestralidade, união, empoderamento e liberdade. É o grito de quem está vivo e disposto a viver aquilo em que acredita apesar das dificuldades.


“Tudo que é real, prospera”, finaliza HZ081.


Fonte: Jouttav/Divulgação

Conheça quem faz a New Era


Artur Bruno - HZ081

Leandro tertuliano - leemici

Dennys Victor - DennysApolo

Wagner Willyam - Will Otosaka


Equipe:

Clovis Rosendo - Law ( Filmaker e diretor de clipe)

Vinicius costa - vinycst (Filmaker)

Otávio Henrique - Kiren (Social media)

João Vitor - Jouttav (Fotógrafo)

Gabriel Lohan - Gohan (Designer)

Fernanda Souza (Social media e Assessora)

Allysson Cavalcante- Berg (Diretor criativo)


Contatos: @newera081




Comments


bottom of page