Dia do Cinema Brasileiro: confira cinco filmes pernambucanos para ficar de olho este ano
- Letícia Barbosa
- 19 de jun.
- 3 min de leitura
A Manguetown Revista preparou uma seleção de estreias dos últimos meses para celebrar a produção do Estado

Em 19 de junho de 1898, o italiano Afonso Segreto registrou sua chegada de navio na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, dando origem ao que seria considerado a primeira peça cinematográfica realizada no país. Apesar da existência de outras hipóteses do início das produções nacionais, em referência a esse marco, a data passou a celebrar o Dia do Cinema Brasileiro.
Em razão disso, a Manguetown Revista preparou uma seleção de estreias pernambucanas dos últimos meses para ficar de olho. Confira a lista:
Água Capital- Recife - Marcelo Pedroso
O documentário investiga a relação da capital pernambucana com a água, contrastando sua dimensão sagrada com os desafios das enchentes e da desigualdade no acesso. O filme traz relatos de moradores e moradoras sobre temas como tragédias em períodos chuvosos e o impactos gerados pela escassez hídrica e de saneamento básico em comunidades periféricas.
“Água Capital-Recife” está disponível desde abril na plataforma Embaúba Play.
O palhaço de cara limpa - Camilo Cavalcante
O longa ficcional traz a história do personagem Flávio, um ator de teatro,interpretado por Flávio Renovatto, que perdeu seu emprego durante o período de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Desempregado, ele cria um palhaço para se apresentar e ajudar sua mãe em casa. O filme mistura encenação e cortes de reportagens da época, tecendo um registro do momento político do país.
A produção já teve sessão de estreia em Pernambuco, mas ainda não entrou em cartaz.
Lispectorante - Renata Pinheiro
Com o nome que faz referência à Clarisse Lispector, que morou em Recife em seus primeiros anos de vida, a ficção não faz releitura de nenhuma obra específica. Entretanto, carrega no enredo e cenários o aspecto do espaço cotidiano como desencadeador de sensações diversas. Na história, Glória Hartman, vivida por Marcélia Cartaxo, é uma mulher madura que atravessa uma crise existencial e financeira e decide retornar à sua cidade natal. Assim como ela se sente, o lugar, a região central do Recife, também está em estágio de abandono.
O público pode conferir “Lispectorante” ainda no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, localizado na Rua Henrique Dias , 609, Derby, no Recife.
*a produção, porém, não está em cartaz na semana de publicação desta matéria
Ainda não é amanhã - Milena Times
O filme retrata o dia a dia de uma família de três gerações de mulheres negras e
traz no centro Janaina, interpretada por Mayara Santos.Cursando Direito em uma instituição privada graças a um financiamento estudantil, ela agora enfrenta o desafio de lidar com uma gravidez não planejada. Com muita sensibilidade e, principalmente, veracidade, a obra aborda a questão da justiça reprodutiva e o direito de fazer escolhas sobre o próprio corpo.
O longa está em cartaz no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, localizado na Rua Henrique Dias , 609, Derby, no Recife.
Criaturas da Mente - Marcelo Gomes
O documentário tem como ponto de partida as investigações do neurocientista Sidarta Ribeiro sobre os sonhos. Além disso, o próprio diretor Marcelo Gomes se propõe a fazer parte da narrativa ao contar sobre sua incapacidade de sonhar durante o período da pandemia de Covid-19. O filme soma ainda o conhecimento científico aos saberes dos povos tradicionais acerca de aspectos como transe, êxtase e influência do sonhar no cotidiano.
O filme ainda não encerrou sua estadia na programação no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, localizado na Rua Henrique Dias , 609, Derby, no Recife.
*porém, não está em cartaz na semana de publicação desta matéria
Kommentare