top of page

Festival Pernambucano de Literatura Negra é finalista do Prêmio Jabuti 2025

Evento idealizado por Jaqueline Fraga é o único representante do Norte e Nordeste entre os indicados na categoria Fomento à Leitura


5ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra - Foto: Divulgação/Guga Renato
5ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra - Foto: Divulgação/Guga Renato

O Festival Pernambucano de Literatura Negra é finalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação. O evento é o único representante do Norte e Nordeste entre os cinco projetos selecionados para disputar a estatueta, consolidando-se como uma das principais iniciativas de valorização da literatura negra no país.


O reconhecimento foi anunciado no início de outubro, celebrando o amadurecimento de uma iniciativa que nasceu de forma independente e hoje ocupa um espaço de destaque no cenário literário brasileiro. O festival estreou sua quinta edição recentemente, durante a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em Olinda.


A cerimônia de premiação está marcada para acontecer em 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde serão revelados os vencedores das 23 categorias do Prêmio Jabuti 2025.


Idealização e impacto


Idealizado e dirigido pela jornalista e escritora Jaqueline Fraga, o festival tem como missão ampliar espaços e amplificar vozes de narrativas negras, promovendo o acesso à leitura e à produção literária.

Jornalista e escritora Jaqueline Fraga - Foto: Divulgação/Guga Renato
Jornalista e escritora Jaqueline Fraga - Foto: Divulgação/Guga Renato

Jaqueline Fraga — que também foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020, com a obra “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho” — destaca o papel transformador do projeto:


“Contar as nossas histórias, promover a leitura, a literatura e a cultura são missões que nos movem", ressalta.

Desde 2022, o Festival Pernambucano de Literatura Negra se consolida como um espaço de resistência e promoção das vozes negras. Criado de forma autônoma, com o apoio de leitoras, autores e parceiros, o evento ganhou força institucional.


Em 2024, recebeu incentivo do Banco do Nordeste e do Ministério da Cultura. Em 2025, conta com o apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Funcultura.


Prêmio Jabuti 2025


Os vencedores das 23 categorias — distribuídas entre os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação — serão anunciados na 67ª edição do Prêmio Jabuti, marcada para o dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube.


Cada premiado receberá a estatueta do Jabuti e um valor de R$ 5 mil. O processo de curadoria contou com mais de 60 jurados, com diferentes formações e experiências, garantindo diversidade nas escolhas.


O Festival Pernambucano de Literatura Negra concorre ao lado de outros cinco projetos na categoria Fomento à Leitura. Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio da literatura brasileira e, ao incluir o festival entre os finalistas, destaca o avanço de iniciativas que ampliam a presença de vozes negras e periféricas no campo literário nacional.


Comentários


bottom of page