top of page

Jéssica Caitano e Coco Raízes de Arcoverde se encontram na 21ª edição do Festival No Ar Coquetel Molotov

Foto do escritor: Letícia BarbosaLetícia Barbosa

A apresentação acontece a partir das 17h e compõe o line up recheado do evento que acontece neste sábado (7) no Recife



Fotos: Ian Rassari e José de Holanda

O festival No Ar Coquetel Molotov divulgou a sequência de shows dos três palcos da 21ª edição, que acontece neste sábado (7), no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. A abertura do palco que leva o nome do evento ficará por conta de uma verdadeira celebração da cultura popular pernambucana, e também do Sertão: Jéssica Caitano convida o Coco Raízes de Arcoverde. 


Jéssica Caitano, natural de Triunfo, no Sertão do Estado, traz na carreira vivências em diferentes expressões culturais, atuando como cantora, compositora, coquista, declamadora, arte-educadora, rapper, repentista, poetisa, ativista e coordenadora do grupo de dança e batuque Cambindas de Triunfo. 


Já o Coco Raízes de Arcoverde tem sua origem na Região Metropolitana, com o Mestre Assis Calixto que migra de Jaboatão dos Guararapes para o município no sertão, onde promove um jeito particular de fazer o coco, com a ajuda do tamanco trupé. Da reunião das famílias Calixto, Lopes e Gomes, nasce o grupo que reinventou o coco de Arcoverde. Para o No Ar Coquetel Molotov, oito integrantes da formação atual - Mestre Assis Calixto, Mestre Damião Calixto, Damares Calixto, Dayane Calixto, Ilma Calixto, Françua Gomes, Kell Calixto e Douglas Calixto -  levarão ao público o que é conhecido como coco trupé.


Para Jéssica, compartilhar o palco com o grupo de Arcoverde é muito significativo. “É uma tradição descer a serra para sambar coco e se conectar com a terra, além de ser um compartilhamento por meio da oralidade, música e poesia. Com as vivências em Arcoverde, conheci todo o grupo e acessei o ateliê do Mestre Assis Calixto, sempre com o saber do acolhimento, juntamente com as outras e os outros. Este show no Molotov é uma conexão ancestral, prazerosa e de memória”, declara.


Mestre Assis Calixto tece sentimento recíproco em relação à artista de Triunfo. “Além de querida como pessoa, Jéssica é uma potência da arte pernambucana, de raiz do Sertão, assim como a gente, da resistência, arte, história e cultura da região. De mãos dadas, cantamos e contamos histórias, e essa apresentação com ela representa um acontecimento histórico proporcionado por artistas populares do interior do estado”, destaca.


O Sertão ganha ainda mais um representante na abertura do Palco Coquetel Molotov com Clécio Rimas, o Rimas Inc. Natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, o produtor musical participa do encontro somando a atmosfera envolvente de seu trabalho com beats e efeitos eletroacústicos. 



O encontro de Jéssica e o Coquetel Molotov


Apesar do lugar de destaque vir na edição deste ano, a  história de Jéssica Caitano com o No Ar Coquetel Molotov começa em 2017, com a sua primeira presença no festival. Na ocasião, ela se apresentou com o trio eletrônico de coco Radiola Serra Alta, fazendo a trilha sonora ao vivo para o filme “Na Quadrada das Águas Perdidas”,  durante a  Mostra Play The Movie, parte da etapa Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.


No ano de 2019, também em Belo Jardim, Jéssica Caitano integrou a programação do festival como atração-show. A apresentação, em dupla com o paraibano Chico Correa (produtor musical, músico, DJ e pesquisador da cultura popular), ocorreu no Parque do Bambu. Em 2020, entrou na curadoria do Coquetel como convidada da plataforma “Conexão Sapatão”, do projeto Call Center, onde debateu na internet sobre a representatividade lésbica na música e produção cultural.


Em 2021, foi a vez do palco do evento, no  Teatro Guararapes, no Recife, receber a artista como convidada do show da paraibana Luana Flores, com a qual Jéssica assina músicas nas plataformas digitais e produções audiovisuais.



 

Programação:


Palco Coquetel Molotov


17h - Jessica Caitano e Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE)

18h20 – Céu (SP)

19h40 - Jaloo (PA)

20h50 - AJULIACOSTA (SP)

22h10 - Ebony (RJ)

23h20 - Zaynara (PA)

0h50 - Nega do Babado e Rayssa Dias (PE)

2h30 - Pabllo Vittar (MA)


Palco Natura


16h30 - Dimitria convida Sofia Freire (PE)

17h30 - Fykyá e Coco das Antiga (PE)

18h50 - Gaidaa (Países Baixos)

20h10 - Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo (SP)

21h20 - Amaro Freitas (PE)

22h40 - Ventura Profana (BA)

0h - Nailson Vieira (PE)

1h20 - Luisa e Os Alquimistas (RN)


Palco Kamikaze


16h30 - Baile Charme e DJ Corello (PE)

19h - Paulete Lindacelva (PE)

20h30 - RONI (França)

22h - Speed Test convida Chediak (MG), DJ BJ3 (PE) e Zoe Beats (PE)

23h30 - MU540 (SP)

1h10 - Tati Quebra Barraco (RJ)

2h20 - Dandarona (PE)

4h - DJ Ramon Sucesso (RJ)


 

Ouça Jéssica Caitano



Nas plataformas, Jéssica Caitano tem um álbum ao vivo no Estúdio Showlivre, de 2019, o EP “Pôr do Som (&Dosol) [Ao Vivo], de 2019, o EP “Faz a Linha” (Remixes), esse do ano de 2022, músicas únicas e parcerias. Pela Radiola Serra Alta, está no álbum “Hoje Vai Gerar” (2023), apresentado em festivais internacionais - Les Escales (França), Festival Maré Músicas e Artes Atlânticas (Espanha) e Glastonbury Festival (Inglaterra). Além do mais, com a Serra Alta, compõe o álbum “Computador de Ciço” (2014).



Ouça Coco Raízes de Arcoverde





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page