top of page

Lesbian Club: protagonismo lésbico ocupa a noite recifense com iniciativa do coletivo MaddaM Music


Enquanto o Dia da Visibilidade Lésbica segue sendo esquecido em muitas agendas culturais e até mesmo em celebrações LGBTQ+ estaduais, o coletivo MaddaM Music decidiu ir na contramão e colocar o amor feminino como protagonista da pista recifense. No último sábado (29), a capital pernambucana recebeu a primeira edição da festa Lesbian Club, que transformou o Mal Dita Pub, no Bairro do Recife, em um espaçode liberdade, experimentações sonoras e muito amor lésbico, em uma iniciativa ainda pouco explorada na cidade.


Você sabe por que existe um Dia da Visibilidade Lésbica?


Celebrada anualmente no dia 29 de agosto, a data foi escolhida em memória do I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que  reuniu ativistas de todo o país para debater direitos, políticas públicas e estratégias contra a lesbofobia, resultando na criação de uma agenda nacional de luta. Desde então, o dia simboliza a resistência e a organização das mulheres lésbicas no Brasil, reforçando a necessidade de visibilidade em uma sociedade que ainda insiste em apagar suas existências. Foi nesse espírito que a MaddaM Music, produtora cultural feminina fundada em 2017, tirou do papel a Lesbian Club. A festa reafirma seu papel como referência na promoção da diversidade ao compreender a importância que as manifestações artísticas  possuem no combate à marginalização e invisibilidade das orientações sexuais e identidades de gênero. 


Na celebração, o line-up foi inteiramente formado por mulheres que fazem da música eletrônica local uma ferramenta de ruptura e potência artística, estrelado pela DJ Nadejda, fundadora da MaddaM Music e referência da cena recifense com quase uma década de atuação, Afrobitch, artista pesquisadora das sonoridades afrodiaspóricas, e os nomes enérgicos de Riana Uchôa, Jorja e Klaus. Juntas, as artistas transformaram a pista em espaço de efervescência lesbocentrada, mesclando house, brasilidades, disco e música pop.


Crédito: Arte elaborada por Giselle Rosa (@xlrosa)
Crédito: Arte elaborada por Giselle Rosa (@xlrosa)

Sobre a MaddaM Music


Fundada em 2017, a MaddaM Music é uma produtora cultural do Recife que promove a música eletrônica com foco no protagonismo de mulheres, pessoas LGBTQ+ e juventudes periféricas. Em oito anos de atuação, já realizou dezenas de festas, oficinas de discotecagem, conferências e projetos que unem inovações artísticas e diversidade, transformando a cena eletrônica local em um espaço mais inclusivo e abrangente.

Para acompanhar as próximas edições da festa Lesbian Club e as demais produções da coletiva, você pode seguir o Instagram @MaddamMusic e a idealizadora @NadejdaMusic e fortalecer a arte local produzida por mulheres lésbicas e corpos dissidentes. Viva a potência e a força do amor feminino!


Comentários


bottom of page