O lançamento de “Vinho” marca o início da carreira de Mateu, cantor recifense criado em Belém do São Francisco, pequeno município do Sertão de Pernambuco.
A faixa, que chegou às plataformas no dia 22 de novembro, traz a intensidade de uma paixão, enquanto remete, na sonoridade, à efervescência do pop rock de bandas dos anos 2000. Com uma produção certeira e cuidadosa de Gabriel Fontes, Mateu se posiciona como uma das apostas da atual cena musical pernambucana.
A letra de “Vinho” é carregada de simbolismos, com um toque sexy e romântico, que capturam a essência de um amor intenso que está florescendo entre duas pessoas. Com versos como “O clima quente do nosso inverno” e “Nós somos galáxias em colisão”, traduz esses sentimentos profundos vividos por quem se encontra no auge da paixão, onde cada momento ao lado do outro parece eterno e carregado de significado.
Principais influências
Musicalmente, a faixa é um verdadeiro deleite para os fãs nostálgicos do pop rock e do indie alternativo, brasileiro e internacional, explorando a fusão de guitarras distorcidas e um groove de baixo e bateria bem dançante. Mateu cita suas influências de forma clara, destacando nomes como The Smiths e Lana Del Rey.
Durante o processo de produção com Gabriel Fontes, essas referências se tornaram fundamentais para moldar a sonoridade única da música. “Estávamos ouvindo The Smiths, The Cure e Lana Del Rey. Eu queria que a música soasse um pouquinho sexy, mas que fosse animada e trouxesse a vibe indie pop que a gente estava trabalhando. Então, peguei o instrumental de 'Florida Kilos', da Lana Del Rey, acelerei e pedi que o Gabriel escutasse. A partir daí, o som foi sendo montado até encontrarmos as sonoridades que buscávamos”, explica o cantor.
Um artista em ascensão
“Vinho” marca o início de um projeto mais amplo para Mateu. O cantor revela que a faixa é o primeiro single de uma série que culminará em seu álbum de estreia, atualmente em fase final de produção.
“O álbum já está quase finalizado, e eu estou muito ansioso para lançá-lo, mas sei que tudo tem seu tempo”, comenta.
A produção do álbum está atualmente sob a direção de Álvin Soares, integrante da banda A Trupe Poligodélica, que assumiu o projeto após uma colaboração inicial com Gabriel Fontes.
“Nós refizemos e finalizamos algumas músicas que iniciei com Gabriel, mas que estavam incompletas devido a questões pessoais e de agenda dele. Além disso, começamos a trabalhar em novas faixas que estão ficando incríveis”, acrescenta Mateu.
O próximo single deste projeto já tem data marcada para janeiro do próximo ano, e promete explorar novos horizontes musicais.
Ouça "Vinho":
Comments