top of page

Grupo Risco! lança livro e recebe performance de “modelagem viva”, nesta sexta (4)

Obra ‘Atelier Risco!’ registra aprendizado e experiência de mais de 10 anos de trabalho no estudo do corpo

Performance ‘A Menor Mulher do Mundo’ - Foto: Walton Ribeiro / Divulgação
Performance ‘A Menor Mulher do Mundo’ - Foto: Walton Ribeiro / Divulgação

Modelar para um artista é uma prática muito mais complexa do que aparenta. Exige estudo e entrega de ambas as partes: do artista, que vai muito além do simples ato de desenhar, e do modelo vivo (homem, mulher ou criança) que não apenas 'fica parado', mas performa com o corpo. E fazer isso exige muito estudo e dedicação.


Criado em 2013, no Recife, o grupo Risco! registra parte do trabalho com o estudo do corpo por meio do livro “Atelier Risco!”, que será lançado nesta sexta-feira (4), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) , na unidade Derby, área central do Recife, a partir das 19h.


O livro traz o registro do projeto, que entre outubro de 2024 e abril de 2025 promoveu um novo olhar para a prática tradicional do desenho da figura humana, com sessões de modelo, exposição e oficina de mediação acessível.


Livro “Atelier Risco!”

Capa do livro “Atelier Risco!” - Foto: Reprodução / Risco!
Capa do livro “Atelier Risco!” - Foto: Reprodução / Risco!

Apesar de ainda fazer parte da tradição no meio acadêmico, a prática do desenho de modelo vivo nesse formato não é mais hegemônica. O Risco! fez uma revisão desta prática ao promover sessões para pessoas interessadas no estudo do corpo, seja na ação corporal expressiva ou no registro da figura humana. 


A publicação “Atelier Risco!” tem edição da Editora Inteligência Sensível. Em 48 páginas, ela registra o material produzido em 16 sessões de modelo vivo, entre desenhos, fotografias e demais incursões gráficas, realizadas no Recife entre outubro de 2024 e abril de 2025, período de execução do projeto que dá nome ao livro.


Pesquisa sobre modelagem viva


Voltadas a diversos públicos e conduzidas por participantes do Risco!, as ações do projeto

integram a pesquisa acadêmica “Situações Artísticas e Pedagógicas na Prática Criativa com Modelo”, desenvolvida por Bruna Rafaella em seu estágio de pós-doutoramento realizado na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).


“Com a modelagem viva o Risco! promove a formação artística de diversos agentes culturais, enquanto propõe uma pesquisa visual e também performática com modelo vivo, entendendo o corpo como provocador de diálogo criativo e fonte de pesquisa multidisciplinar”, destaca a pesquisadora.

 A Menor Mulher do Mundo


A programação de lançamento do “Atelier Risco!” deve iniciar com uma sessão de “modelagem viva” a partir da performance ‘A Menor Mulher do Mundo’, uma proposição de Bruna Rafaella Ferrer, coordenadora pedagógica e diretora artística do Risco!. 


Na performance, a artista propõe reflexões sobre como as mulheres falam e agem sobre suas próprias representações. 


O termo “modelagem viva” no lugar de “modelo vivo” faz parte do vocabulário e da prática do Risco!, onde os modelos têm uma participação propositiva, diferentemente da prática tradicional. 


A performance tem 30 minutos de duração e antecede o lançamento do livro. A sessão está aberta à participação de qualquer pessoa interessada em registrar as poses propostas pela performer. No local será disponibilizado material artístico para uso comum. A classificação etária é livre.


Serviço:


  • Lançamento do livro Atelier Risco! + Sessão de modelo vivo A menor mulher do mundo, com Bruna Rafaella

  • Data/horário: sexta-feira (04 de JULHO), das 19h às 21h

  • Local: Sala de Leitura Nilo Pereira – térreo da Fundaj Derby (rua Henrique Dias, 609 - Derby)

  • Entrada: gratuita

  • Valor do livro (oferta de lançamento): R$ 40,00

  • Classificação etária: livre

Comments


bottom of page