Retrospectiva Música: ousadia e diversidade marcam ano de artistas que despontam na cena de Pernambuco
- Manguetown Revista

- há 4 dias
- 3 min de leitura
Ano de 2025 foi especial para diversos músicos que deram pontapé inicial e chegaram para ficar no meio cultural do estado

É seguro dizer que o ano de 2025 foi no mínimo frutífero para a música de Pernambuco, e a Manguetown Revista cobriu esse processo do início ao fim. Produções que vão do Pop Eletrônico ao Rap, Rock e Brega, além de festivais, obras audiovisuais e muita, mas muita diversidade tomaram conta da cena ao longo dos últimos 12 meses.
Pensando nisso, a Manguetown Revista preparou, mais uma vez, uma retrospectiva para lembrar os principais momentos do ano. Confira abaixo.
Duelo de MC’s
Para começar bem, é importante falar sobre mais uma cobertura especial para o Duelo Estadual de MCs. Com matérias detalhadas, focando nos principais competidores da cena, a reportagem ouviu histórias, sonhos e inspirações do futuro da música pernambucana e brasileira. Um desses destaques foi “Alemão, o MC da Zona Norte”, que, em entrevista, destacou a potência da arte em sua vida.
Gomes desponta
Outro destaque da música pernambucana em 2025 foi Gomes. O artista recifense que já despertava com os singles “Algo Bom” e “Só Amanhã”, despontou de vez na cena do estado com o lançamento de “Puro Transe”, primeiro álbum da carreira. A produção dialoga com o território para contar um pouco sobre o frenesi de emoções que é amar em uma cidade como o Recife. A obra também foi destaque da edição comemorativa da Manguetown Revista: "Caminhos Pernambucanos", onde o músico deu mais detalhes sobre o que ainda está por vir em sua trajetória.
Brilho de IDLIBRA
O ano também foi especial para a DJ e produtora IDLIBRA, que lançou “Contracurra”, seu terceiro EP. Com seis faixas autorais que transitam entre o eletrônico, o hip hop e as influências do Ballroom e do Grime, a artista misturou potência rítmica e lirismo para criar atmosferas dançantes e introspectivas.
“Mágoa Abaixo” no topo
O videoclipe “Mágoa Abaixo”, do cantor Levi Oficial, fez história ao vencer o prêmio de Melhor Videoclipe na 11ª edição do Loco de Ouro, realizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). A conquista representou a primeira vitória do Movimento Brega em uma premiação nacional de audiovisual, colocando o gênero popular pernambucano em destaque no cenário universitário brasileiro.
Replay – Da Lama ao Caos
31 anos depois, “Da Lama ao Caos”, álbum icônico lançado por Chico Science & Nação Zumbi em 1994, ganhou uma nova leitura. O projeto Replay – Da Lama ao Caos, reuniu cantores, bandas e coletivos musicais para regravar o trabalho original com inteligência, respeito e personalidade.
Samuel de Saboia entra com tudo
Quem também entrou com tudo na cena foi Samuel de Saboia. O artista lançou “As Noites Estão Cada Dia Mais Claras”. Com vocais impactantes, difíceis de tirar da cabeça, e letras que acendem uma fagulha no peito, a obra é, com certeza, um dos destaques do ano. A produção rendeu, inclusive, mais uma grande conquista ao músico: um show emocionante no festival “No Ar Coquetel Molotov”, com direito a banda completa para elevar a energia do público para o alto.
Jambre efervescente
A banda Jambre também foi destaque do ano com o lançamento do EP "Eu Quero Amar de Novo", primeiro da carreira. Com seis faixas, o público pôde embarcar na viagem musical, psicodélica e efervescente do grupo, que, pouco a pouco, vem ganhando seu espaço na cena do estado. No fim do ano, inclusive, eles também participaram do festival “No Ar Coquetel Molotov”, uma importante vitrine para novos artistas.
No Ar Coquetel Molotov
Por falar nisso, o ano foi mais do que especial para a própria Manguetown Revista por ter tido, pela primeira vez, a oportunidade de ser mídia oficial do festival “No Ar Coquetel Molotov”, realizado anualmente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com nomes de peso da música nacional, a reportagem trouxe uma cobertura completa de todos os artistas pernambucanos que passaram pelo evento, reafirmando o compromisso com a cultura de Pernambuco.
Confira nossa retrospectiva em nosso perfil oficial e acompanhe esses e outros conteúdos da Manguetown Revista.



.png)

Comentários